A tecnologia impulsiona novos modelos de negócio

delloiteA tecnologia é a grande catalisadora das mudanças do mercado de TI e é partir dela que estão mudando os modelos de negócio e a forma como se consome produtos e serviços. Claudio Soutto, da Delloite, apresentou no Seminário Executivo de Passo Fundo, como as tendências tecnológicas estão impactando nas empresas.

Conforme Soutto, em um mundo onde carros inteligentes, wearables (vestíveis), internet das coisas, real time, mobilidade e outras inovações que já são realidade, as empresas precisam prever ambientes de negócios simples que permitam tudo isso. “Segundo estudo da Delloite, dos 9 bilhões de pessoas do mundo, 8 bilhões vão viver em países em desenvolvimento em 2025. Esses países serão os grandes consumidores do futuro. E a inovação será uma necessidade”, afirmou.

Diante disso, a redução de custos ainda figura como o ponto mais importante para as empresas no mundo. Mas outros dois itens chamaram a atenção da Consultoria, em pesquisa realizada com 841 empresas globais: melhorar a experiência do cliente e inovar. “Isso mostra que as empresas estão buscando ferramentas para conseguir entender o cliente, o que ele quer e gosta”, ressaltou Soutto. Para ele, o processo de inovar é buscar fazer as mesmas coisas que se fazia antes, mas de forma diferente, e isso é fundamental para a sobrevivência no mercado.

A tecnologia está trazendo novos modelos de negócios e com eles a necessidade de adaptação do gestor. “O CIO tem que fazer a integração entre todas as mudanças que estão acontecendo na empresa. Ele tem que orquestrar e integrar a TI com o negócio. Neste novo cenário, ter dados e conseguir analisá-los pode ser a grande vantagem competitiva da empresa”, destacou Soutto.