Anuário SUCESU-RS 2018 destaca 50 anos da entidade e fala de transformação digital

O Anuário SUCESU 2018, décima edição da publicação da entidade, encerra as celebrações dos 50 nos anos da entidade, comemorados em 2018 e fala de transformação digital. A publicação digital traz registo de todas as atividades da SUCESU-RS, catálogo de soluções em TIC, artigos e entrevistas. São 96 páginas distribuídas entre os temas mais debatidos durante o ano entre os associados à entidade e no mercado em geral.

A representatividade da SUCESU-RS pode ser vista pelos números de suas ações. Em 2018 foram 47 eventos realizados, com destaque para os dois Seminários Executivos, Seminário Gestores de TIC e GUDay. As programações da instituição movimentaram 1.400 gestores e CIOs e tiveram um total de 4.073 participantes. A excelência das atividades foi alcançada, também, através de 80 empresas patrocinadoras, que se colocaram ao lado da SUCESU-RS. A entidade reúne hoje mais de 200 associados e 18 Grupos de Usuários.

Na matéria de capa “SUCESU-RS, 50 anos de uma história contada por muitos”, ex-presidentes relembram fatos desde o início da formação da associação e os contextos de suas gestões.  Os Grupos de Usuários da SUCESU-RS novamente tiveram espaço entre os artigos publicados, abordando também a transformação digital, programas de compliance e os desafios para o futuro.

O presidente da SUCESU-RS, Eugênio Romanini, ressalta em seu editorial que compartilhar conhecimento é a forma mais rápida e democrática de empoderar pessoas para que construam empresas, governos e uma sociedade mais forte e justa. “A SUCESU-RS está empenhada em fortalecer o ecossistema de TI através da disseminação de conhecimento e do fortalecimento do relacionamento entre associados, empresas e pessoas que acreditam que a tecnologia potencializa negócios existentes e cria novos negócios”, afirmou.

O executivo da KPMG, Claudio Soutto Mayor Cangi, contribuiu para o anuário com o artigo “Rebranding IT: CIO liderando pela influência”. Ele aponta que a TI deve deixar de ser a única responsável por definir como as organizações desenvolvem e usam a tecnologia e passa a ocupar um lugar de parceiro flexível, que ajuda a facilitar uma cultura de inovação. Marcio Araquam, Gerente Executivo de Consultoria da EY, também traz seu artigo sobre Transformação Digital, além de Luís Lamb, diretor da SUCESU-RS e Pró-reitor de pesquisa da UFRGS, que fala sobre a aliança pela inovação de Porto Alegre.

Em entrevista ao Anuário, o estudioso da neurociência aplicada ao desenvolvimento de negócios Marcelo Prauchner Duarte alerta que na transformação digital o foco deve ser as pessoas e suas emoções. De acordo com Prauchner, refletir sobre a importância do lado do humano nas organizações, bem como a maneira de fomentar suas emoções de forma correta é essencial para obter sucesso.

Acesse o anuário

IOS – https://itunes.apple.com/us/app/sucesu-rs/id1123477267?mt=8

Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.sucesurs

Site – http://www.flip3d.com.br/web/pub/sucesu/