CETI avaliou missão à Espanha

espanhaO Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul – CETI-RS em reunião ordinária do dia 30 de junho avaliou a viagem à Barcelona, na Espanha, realizada em junho junto à Comitiva da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A SUCESU-RS integrou a missão por meio de seu Presidente, Eduardo Hahn. A Comitiva da Prefeitura teve como objetivo de conhecer o exemplo do distrito de Inovação 22@Barcelona, que se assemelha à região de Porto Alegre, para desenvolver o 4º Distrito da capital gaúcha.

O grupo foi coordenador pelo secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mauro Pinheiro, o vereador Kevin Krieger, dirigentes do setor de ensino, saúde, pesquisa e empresários da construção civil e as entidades de TI SUCESU-RS, SOFTSUL e Assespro/RS.

O 4º Distrito de Porto Alegre compreende parte dos bairros Floresta, Navegantes, Humaitá, Farrapos e São Geraldo. O diretor-presidente da SOFTSUL e atual presidente do CETI-RS, José Antonio Antonioni, demonstrou que a viagem foi inspiradora. “Fomos muito bem recebidos e identificamos muitas similaridades com a nossa realidade”, comentou. Eduardo Hahn, presidente da SUCESU-RS, destacou a importância de planejamento neste tipo de empreendimento.  “O 22@Barcelona foi todo amplamente planejado e isso gera um grande aprendizado”. O modelo de smart city que atraiu 4,5 mil empresas e diversas startups também iniciou-se numa área semelhante ao 4º Distrito da capital gaúcha, que perdeu a vocação industrial, mas possui grande potencial urbanístico e de empreendedorismo e inovação.