Cisco abordou o trabalho no Século 21

ciscoUm dos destaques do 2º GUDay foi a palestra da Cisco, patrocinadora platinum. Daniel Brochado, Engenheiro de Sistemas da empresa apresentou um panorama das empresas brasileiras, que precisam enfrentar desafios e problemas que outros mercados não apresentam.

O engenheiro de sistemas indagou os presentes quantos usavam o Whatsapp em suas rotinas profissionais, e a resposta foi unanime. Daniel justificou a pergunta explicando que vivemos uma nova característica no modelo de trabalho, principalmente quando o assunto envolve digitalização e as novas formas de interagir em consequência dela. Para ele, as empresas não estão olhando com carinho para a digitalização do espaço de trabalho.

“O espaço de trabalho mudou, a característica das empresas no geral mudou”, destacou. Brochado explicitou que muitas empresas precisam se flexibilizar para mudar o seu ambiente de trabalho, porém, ao serem apresentadas as soluções modernas, como o cloud com custo mensal, os empresários respondem de forma negativa.

“O aspecto tem que ser mudado. Precisamos quebrar os dogmas, as partes culturais, e perceber que o mercado muda”, explicitou. “A maneira de trabalhar mudou e quem não se adaptar vai ficar pra trás. Isso é uma verdade, não uma possibilidade”, destacou ao mostrar que as empresas não estão olhando com carinho para essas mudanças.

Para explicitar suas ideias, Brochado apresentou o case de uma empresa de serviços do Paraná, que enxergou a necessidade de modernização e recorreu ao trabalho da Cisco. O projeto integrou 35 unidades do cliente utilizando um software. No projeto, a empresa estendeu os serviços (voz, vídeo, chat, aplicação de desktop e dispositivos móveis) em todas as localidades, de forma transparente, oferecendo mobilidade e várias formas de comunicação dentro da própria empresa.