Diretor Luíz Lamb destaca 50 anos da SUCESU-RS

Há dez anos atuando na SUCESU-RS, Luíz Lamb é um dos nomes que transformam a entidade ano após ano. Com os olhos atentos à transformação digital, o diretor adjunto de Ensino e Inovação acredita que o conhecimento é o caminho para administrar o que virá pela frente.

Quem é Luiz da Cunha Lamb?

Luíz Lamb: Sou professor Titular da UFRGS. Concluí O Doutorado em Ciência da Computação no Imperial College de Londres (2000) e sou Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Fui Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Informática e atualmente sou Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS. Participo voluntariamente da diretoria da SUCESU-RS desde 2006.

Fale sobre sua relação com a SUCESU-RS e papel da entidade na sua carreira.

Luíz Lamb: Atuo na SUCESU-RS há mais de 10 anos. Minha motivação advém da credibilidade da entidade e da necessidade de atuarmos em parceria sociais de múltiplos atores pelo setor de TIC. Nossa área está crescendo em relevância e impacto econômico e social. O que nos diferencia é o foco no conhecimento da área de TI e a decorrente importância da formação e das redes profissionais. A SUCESU-RS sempre trabalhou na disseminação do conhecimento e estabelecimento de relações entre profissionais de TI. Considero estas missões essenciais no mundo de hoje, com impacto sobre todos os profissionais.

O tema desse ano da SUCESU-RS é Transformação Digital. Como está vendo e avaliando esse tema no mercado de TI que atua e a que os profissionais e empresas devem estar atentos?

Luíz Lamb: Esta temática afeta diretamente o negócio das organizações. Certamente, estamos vivenciando inovações disruptivas, que vão influenciar o futuro do trabalho, das empresas e dos estados. Áreas antes vinculadas à pesquisa acadêmica, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina já estão diretamente impactando e transformando os negócios neste mundo digital. É um momento singular na história, pois a transformação digital, que já é realidade, está impactando todas as atividades humanas, resultando em mudanças significativas no modo de vida das pessoas, com reflexos marcantes na sociedade e na nossa cultura.

Na sua avaliação, como a Transformação Digital se relaciona com a área de ensino e inovação da SUCESU-RS, na qual está inserido?

Luíz Lamb: A transformação digital é alicerçada no conhecimento. “Conhecimento é poder”, já dizia Francis Bacon no século XVI. Cada vez mais a variável econômica e social mais relevante será o conhecimento humano. Assim, a área de ensino e inovação da SUCESU-RS tem um papel muito relevante para que esSa realidade seja trabalhada em conjunto com os associados e parceiros da entidade. Os eventos e atividades da instituição certamente têm foco em conhecimento.

Como avalia a importância da entidade para o mercado de TI do RS??

Luíz Lamb: A SUCESU-RS já é uma entidade “cinquentenária”. É a primeira entidade de TI do Rio Grande do Sul. Este ano, aliás, marcará os 50 anos da entidade. A SUCESU-RS é valorizada pela sua credibilidade junto à comunidade de TI, pela construção de relacionamentos e por seu foco no conhecimento. A construção desta reputação foi, literalmente, resultado de um trabalho de longo prazo. Todos que construíram esta entidade merecem ser parabenizados.