Eugênio Romanini: nova gestão para potencializar negócios

No ano do cinquentenário da SUCESU-RS, Eugênio Romanini assume a presidência da entidade para o biênio 2018/2019. Nesta entrevista, você conhece um pouco do novo presidente e os planos de ação da nova diretoria.

Quem é Eugênio Romanini?

Romanini – Trabalho na área de Tecnologia há mais de 25 anos, sou formado em Análise de Sistemas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Mestrado em Estratégia Empresarial. Enxergo na tecnologia a força necessária para impulsionar e transformar negócios. Sou apaixonado por desafios e aprendizado contínuo e tenho a convicção de que quanto mais conhecimento se compartilha, mais se aprende.

Qual sua relação prévia com a SUCESU-RS?

Romanini – Conheço a SUCESU-RS já faz alguns anos. Como CIO, participei de diversos eventos promovidos pela entidade. Nos anos de 2016 e 2017, tive a oportunidade de participar da Diretoria presidida por Daniel Scherer.

Por que a SUCESU-RS escolheu abordar o tema Transformação Digital esse ano?

Romanini – Todos os negócios (em maior ou menor grau, de forma direta ou indireta) fazem uso de tecnologia para sustentar suas operações. O tema Transformação Digital amplia nosso entendimento sobre como a tecnologia pode impactar os negócios e ajudar a criar outros. Empresas com serviços substitutos aos que tradicionalmente estávamos acostumados (Netflix, Spotfy, Uber, AirBnB, Waze, entre tantos outros) têm surgindo a todo momento. O que queremos com esse tema é discutir de forma prática como utilizar as tecnologias já disponíveis para reinventar/potencializar nosso negócio, bem como ficar de olho nas tendências que vem por ai.

Por que profissionais e empresas devem estar com a SUCESU-RS nesse ano e como a entidade pode apoiá-los nos negócios?

Romanini – Porque queremos construir um ecossistema que pulsa tecnologia a favor de novos negócios. Queremos congregar universidades, polos tecnológicos, empresas fornecedoras de tecnologia, profissionais de TI de todos os níveis e especialidades e, sobretudo, empresas que enxergam na tecnologia potencial para transformar seus negócios. Queremos discutir problemas reais com soluções reais.

Como avalia a importância da entidade para o mercado de TI do RS?

Romanini – A SUCESU-RS é uma associação que reúne em seu quadro associativo empresas dos mais diversos segmentos, além de universidades, fornecedores de tecnologia e profissionais de TI. Tem muita gente boa em torno da SUCESU-RS e não somente no quadro de diretores (que se torna sempre  o mais visível). Os grupos de usuários, que tem agenda expressiva de encontros durante o ano, fomenta muito a disseminação de conhecimento de TI. Temos um grande desafio que é levar todo esse conhecimento também para o interior do estado.