A importancia do BI no Agronegócio

Carregando mapa ....

Data:
19/10/2017

Hora:
19:30 - 21:30

Local:
TECNOPUC - sala 217/215.2 P.99A


Com a competitividade crescente em praticamente todos os segmentos de mercado, encontrar um diferencial é fundamental para qualquer empresa, assim como desenvolver estratégias eficazes e tomar decisões inteligentes sem perda de tempo.

Por isso, é preciso conhecer bem a empresa e ter à mão informações organizadas que possam apoiar a gestão de negócios. O Business Intelligence é o suporte ideal para a gestão de negócios, coletando e reunindo todos os dados da organização, assim como indicadores e métricas da performance da empresa, e transformando-os em informação qualitativa.

A idéia deste encontro sera formatar um Painel de Debates com executivos das áeas de negócios que usam tecnologias de BI no seu dia a dia para tomada de decisões.

Programação:

19:00 – Welcome Coffee

19:30 – Potencialize a Gestão de Custos da Safra com o BI
PalestranteKlein Bastos
Currículo: Formado em Engenharia Agrícola, Klein Bastos já trabalhou com gestão de frota agrícola e automotiva. Participou da implantação do ERP, ministrando treinamentos, realizando análise e melhoria de fluxos e processos. Atualmente é Analista de Negócios na SLC Agrícola, onde atua no suporte ao negócio das áreas de Mecanização, Custos, Produção e Business Intelligence. Tem atuado em projetos que envolvem gestão, qualidade, controle, desenvolvimento e aplicação de metodologias para controle e geração de valor ao produto final.
Resumo: Se você é capaz de imaginar a quantidade de dados que uma empresa gera ao longo de uma safra, ou mesmo de um único mês, também será capaz de imaginar o quanto é difícil gerenciar tudo para apresentar informações ordenadas e prontas para o direcionamento de uma tomada de decisão assertiva. Toda essa massa de dados, por mais simples que seja, carrega as constantes e variáveis para o sucesso da sua empresa.Apesar de muitas vezes não sabermos como tratar esta gama de informações, elas só serão úteis se dispostas de forma inteligente e confiável. E é aqui que entra o Business Intelligence trabalhando ao nosso favor.

20:00 – Gerenciando produtividade e custo na indústria com Business Analytics
Palestrante: Maurício Saatkamp
Currículo: 
Bacharel em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas pela Univates, MBA em Gerência de Projetos pela Unilasalle. Atua no Grupo Bremil desde julho de 2008, coordenando projetos como estruturação da área de TI, troca de ERP e implantação do Business Inteligencie. Atuando também na gestão da equipe de TI, gestão de processos, buscando sempre a aplicação da tecnologia na gestão de negócios da empresa.
Resumo: Apresentação do case onde será abordado os resultados alcançados nos controles de compra de soja e produtividade  da indústria.  
A Bremil atua na industrialização e comercialização de produtos para frigoríficos, produzindo proteína texturizada de soja. A Bremil hoje conta com mais de 300 colaboradores e é considerada a empresa nacional com o mais completo portfólio de produtos atuando nos segmentos de condimentos, aditivos, proteínas, fumaças líquidas, reguladores de acidez, misturas proteicas, corantes, floculados para empanados e blends completos ou parciais. Está presente em mais de 45 países dos cinco continentes, onde conta com distribuidores que disponibilizam toda uma estrutura técnica e comercial voltada para atender o cliente da melhor forma.

20:30 – Da Dificuldade ao Sucesso na implantação do BI na Cooperativa Piá
Palestrante: Monrou Maier
Currículo: Formado Tecnólogo em Processamento de Dados pela UCS em 2004, inicio da carreira em Caxias do Sul na MI Informatica (hoje Teevo), há 17 anos na Cooperativa Piá, iniciando como Analista de Infraestrutura, em 2015 Analista de Negócio na implementação de modulo de Chão de Fabrica e em 2016 desenvolvimento e análise de indicadores utilizando BI QlikViewer como ferramenta, trabalhos desenvolvidos junto a Controladoria, dimensionando os indicadores para a empresa com foco na lucratividade e sustentabilidade.
Resumo: A Cooperativa Piá completa em 2017 seus 50 anos, marcados fortemente por inovações sejam elas em produtos, qualidade ou processos. O BI agora consolidado na Piá teve uma grande valia em termos de conhecimento de seus próprios números, passando a executar mudanças na forma de gerir processos e pessoas. Saindo de uma visão de apenas input de dados sem qualquer tipo de retorno com informações assertivas e tempestivas para uma visão direcionada canalizada em números internos e de mercado que permitem maximizar o percentual de acertos nas decisões tomadas.

Mediador do Painel: Luiz Eduardo Ramos

Engenheiro Eletricista pela UFRGS, Mestre em Engenharia pela UFRGS, Head de TI da John Deere América do Sul por 21 anos, tendo operado no México, Alemanha, EUA,  Argentina e Uruguai. Diretor de TI do Grupo RBS por 3 anos. Atualmente Consultor de projetos de inovação no Agronegócio.

21:00 – Encerramento