Agile Day

Carregando mapa ....

Data:
18/08/2018

Hora:
8:00 - 14:00

Local:
TECNOPUC - Prédio 99A - Sala 204


AGILE DAY

O Grupo de Usuários de Metodologias Ágeis, o GUMA-RS, realiza no dia 18 de agosto o Agile Day 2018, com apoio da SUCESU-RS e Tecnopuc!

Queremos promover a comunidade local trazendo palestras realizadas em eventos do Brasil, proporcionando aos participantes conteúdo para aplicarem no seu dia a dia e muito networking.

O Agile Day está sendo realizado pelo GUMA-RS, comunidade que existe desde abril de 2004, e ao longo destes anos realizou inúmeros eventos. Seus coordenadores são profissionais experientes no mercado e referências no assunto Metodologias Ágeis. Contribuímos de forma constante para criar e compartilhar conhecimento sobre o assunto entre as organizações e profissionais interessados através de ações gratuitas durante o ano e através de eventos como o Agile Day. Olhando a participação nacional, diversas pessoas da nossa comunidade participam de forma ativa da organização do Agile Brazil, que é uma das principais conferências brasileira relacionada ao assunto Metodologias Ágeis.

Programação

08:00 - 08:30 - Welcome Coffee
08:30 - 11:00 - Palestras*
11:00 - 11:30 - Coffee break
11:30 - 14:00 - Palestras*
14:00 - 14:15 - Encerramento

* Serão 2 Trilhas ocorrendo simultaneamente

Palestrantes

Annelise Gripp (Integrare) – Louca por tecnologia e engajada em integrar pessoas, há 23 anos trabalho com Engenharia de Desenvolvimento de Software. Ao longo desses anos aprendi, ensinei e experimentei novas metodologias, tecnologias, ferramentas e dinâmicas em todo o processo de Engenharia de Software. Nos últimos 10 anos, me dedico a Agilidade, onde projetos, produtos e pessoas desenvolvem um trabalho juntos, entregando software com rapidez, qualidade e satisfação, para o cliente e para equipe. Hoje, como Consultora e Especialista em Transformação Ágil, meu trabalho consiste em expandir, compartilhar e aplicar meus conhecimentos, habilidades e experiências nas empresas privadas e públicas.

Augusto Rückert – Product Manager no Grupo Zap Viva Real. Com experiência nas áreas de UX, UI, desenvolvimento front-end e métodos ágeis. Maluco das canetas, caderninhos, plugins e softwares livres. Fico tentando descobrir meios de prototipar, testar e validar software de modo eficaz, seja no papel, na tela ou no código.

Caterine Greif – Profissional de marketing com foco em tecnologia da informação, atualmente é Coordenadora de Marketing na KingHost. Formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP.

Cléber da Silveira (DBServer) – Bacharel em Ciências da Computação, Arquiteto de Software com 16 anos de experência em desenvolvimento Java nas plataformas Spring Cloud e Java EE, entusiasta por DevOPS e soluções Cloud Native atualmente atua em projetos com arquiteturas de micro serviços e event driven.

Diraci Junior Trindade da Silva (CWI) – Formado em Ciência da Computação e pós graduado em Gestão da Qualidade, há 12 anos trabalho com qualidade de software sendo que atualmente sou responsável pela Gestão Técnica do serviço de Fábrica de Testes e responsável pelo Núcleo de Qualidade da CWI Software, além de atuar como Agile Coach em alguns projetos. Conhecedor dos princípios e valores das metodologias ágeis, fui apoiador da implementação dos métodos e cultura na CWI. Sou entusiasta da troca de conhecimento e compartilhamento de informação, participo ativamente de comunidades da área, seja participando como ouvinte, palestrando e organizando eventos.

Eduardo Meira Peres (DBServer / PUCRS) – Professor na Escola Politécnica da PUCRS com atuação em cursos de graduação e MBAs. Diretor da DBServer, onde coordena o time Agile Design e facilita atividades de inspiração, experimentação e implementação de projetos usando Design Thinking, Lean Startup e Métodos Ágeis. Graduado e mestre em Ciência da Computação pela UFRGS.

Émerson Hernandez – Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e atualmente trabalha em Porto Alegre na Globo.com e na Uniritter. Ele vem trabalhando junto a times de desenvolvimento de software nos setores públicos e privados, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele acredita em soluções emergentes para um mundo cada dia mais complexo.

Guilherme Lacerda – Palestrante, escritor e empreendedor. Doutorando em Ciência da Computação (UFRGS), com pesquisas relacionadas a Qualidade, Evolução e Manutenção de Software. Professor de Graduação (Uniritter) e Pós-Graduação (Uniritter, Unisinos e UFRGS). Consultor associado da Wildtech, trabalhando com mentoring/coaching de métodos ágeis com empresas dos mais diversos segmentos (público, privado, indústria). Pioneiro em Métodos Ágeis no Brasil, fundador do XPRS, hoje GUMA (Grupo de Usuários de Metodologias Ágeis do RS), um dos mais ativos do Brasil.

Guilherme Motta – Atua como Agile Coach, facilitador e na gestão de equipes que desenvolvem software. Atuou em empresas globais como Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, e outras. Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance, graduado pela PUC-RS em Sistemas da Informação e MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV.

Lucas Tagliani Aguiar – Desenvolvedor de software sem linguagem pré-definida, pós-graduando, entusiasta de PNL, aspirante de métodos ágeis, amante de futebol, escritor amador sobre a vida e apaixonado por experiências únicas de vida.

Luis Gustavo Ferreira (Sicredi) – Instrutor, facilitador e palestrante dos temas Startup, Design Thinking e Métodos Ágeis. Sou mestre em Computação Aplicada (Unisinos\RS), bacharel em Ciências da Computação (Unilasalle\RS) e certificado PMP, PMI-ACP, PSM e ASF. Sou o Pai do Pedro e da Eduarda, e marido da Gabriela. Surfista de final de semana. Curto muito Educação Pais e Filhos. Louco por momentos em família. Meu propósito é ajudar as pessoas a trabalhar mais felizes. Seja na empresa ou em casa, podemos fazer com que nossas atividades sejam feitas de forma mais leve e feliz 🙂

Mayra de Souza – Agile Coach no Grupo Globo. Facilitadora e idealizadora da iniciativa AÇÃO. É Engenheira de Produção (PUCRS), Professional & Self Coaching (IBC) tem especializações de Scrum Product Owner, FMEA de processos, Auditoria, Management 3.0 e Visual Thinking. Com uma jornada profissional de 15 anos com gestão de pessoas, treinamentos e reengenharia de processos. Tem experiência em diversas áreas como: gestão de pessoas, comercial, treinamentos e qualidade. Atuou 2 anos na ThoughtWorks junto com Paulo Caroli em facilitações de Lean Inception e apoiou no desenvolvimento de novas pessoas facilitadoras. Exerceu os papéis de analista de negócios, coach e facilitadora de práticas ágeis.

Raphael Rodrigues – Quality Assurance há 4 anos na SoftDesign, com experiência em testes Web, Mobile e de Serviço. Entusiasta de testes automatizados e times ágeis. Bacharel em Sistemas de Informação pela PUCRS.

Rodrigo Murari Severo (Sicredi) – Entusiasmado, dedicado, comprometido, mas principalmente engajado com os objetivos pessoais e profissionais. Mais de 17 anos contribuindo junto com outras pessoas em times de gerenciamento de projetos, governança de TI, desenvolvimento e qualidade de software. Forte atuação na transformação ágil da organização, assim como projetos de insourcing e outsourcing de TI (modelo, contrato, sla, infra, governança), análise, aquisições e implementação de ferramentas de testes, abordagem de atuação em times de qualidade de software, testes automatizados e inspeção de código. Atualmente contribuindo como Scrum Master em um dos time do Core Bancário da organização. Empreendedor na área de Economia Colaborativa, Lean Startup e Design Thinking complementam minhas ideias.
https://quaslati.wordpress.com/, www.webscambo.com.br e www.gameofquality.com.br

Sheila Fortes Kimura – Product Owner apaixonada por facilitação e formação de times engajados e cheios de propósito, é Pedagoga Multimeios e Informática Educativa em sua formação base e possui, também, título em MBA em Gestão da Qualidade de Software. CSM, CSPO, M3.0 – mas, acredita que pessoas são mais importantes! Apoia fortemente mulheres a ingressarem na TI participando no Grupo Lean Circle – Mulheres na TI em Porto Alegre.

Vladson Freire – Nascido e criado em uma fábrica de software, encontrou na agilidade os caminhos para resolver as dores dos clientes e não apenas realizar entregas de software. Iniciou o uso de métodos ágeis na sua própria software house praticando agilidade em diversos níveis, da negociação dos contratos à entrega de produtos certos que resolvem os problemas apresentados pelos clientes. Na comunidade de software, atua como organizador do LinguÁgil e Agile Tour em Salvador, GUMA-RS e TDC, sempre realizando palestras nas comunidades locais. Atualmente é Agile Coach em uma instituição financeira tendo atuado como Desenvolvedor, Scrum Master e líder de projetos em outras instituições como HPE, Zap Imóveis e Capgemini.

Apresentações

TRILHA 1

TRILHA 2

PATROCINADORES AGILE DAY 2018