Encontro RSJUG Outubro/2016

Carregando mapa ....

Data:
04/10/2016

Hora:
19:00 - 21:45

Local:
PUC-RS


O Grupo de Usuários Java do RS, o RSJUG, se reúne no dia 04 de Outubro para realizar um encontro com palestra sobre NOSQL e RxJava.

 

Programação

Hora Início – Hora Fim Quem (palestrante) Assunto
19:00 – 19:30 Registro e Welcome Coffee
19:30 – 20:30 Otavio Santana Let’s talk About NOSQL with Java EE
20:30 – 21:30 Christophe Marchal Reactive programming with RxJava
21:30 – 21:45 Rafael/Bruno/Jonathan Encerramento

 

Palestrantes

Otavio Santana é engenheiro de software pela Tomitribe, Java Champion, apache commiter, participa de diversas JSRs (Java specification request), membro executivo do JCP (Java community process), JCP Outstanding Award, Duke’s Choice Award e palestrante em diversos eventos ao redor do mundo além de escrever artigos e livros no tempo restante.

Christophe Marchal Com mais de 10 anos de experiencia, trabalha como arquiteto de software na Ilegra. Usa Play!, scala, akka, java e python. Curta novas tecnologias, programação funcional, 4clojure e hackear. Jogador de SC2 no tempo livre.

 

Palestras

Let’s Talk About NoSQL with Java EE

Os bancos de Dados NOSQL (not only SQL) foram criados principalmente para resolver problemas com aplicações na web que precisão operar com gigantescas cargas de dados além de poder escalar com grande facilidade, esses tipos de banco de dados vem sendo usado com muita frequência em redes sociais como Twiter, facebook além de persistência aplicações nas nuvens. Atualmente as grandes e consolidadas instituições financeiras começaram a utilizar devido a necessidade de escalar com grande facilidade a aplicação. Conheça um pouco sobre o conceito, seu uso além de por a mão na massa em dois mais famosos bancos de dados nosql: MongoDB e Cassandra. Tudo isso usando apenas tecnologia open source incluindo também a JVM com o OpenJDK.

 

Reactive programming with RxJava

A necessidade de escalabilidade e limitação de frequencia de CPU nos forçam a trabalhar mais e mais com concorrencia. Porém trabalhar com concorrencia sem abstrações boas em Java é muito difícil. Desse contexto nasceu a necessidade de fazer sistemas reativos com programação reativa. Nessa talk, vou apresentar o problema que o a programação reativa pretende resolver e com quais conceitos. Continuarei apresentando uma implemetação desses conceitos usando RxJava e por fechar compartilharei minha experiencia trabalhando com essa tecnologia.