Experiência e networking Marco Spadoni, novo VP de Administração e Finanças

Integrando diferentes gestões desde 2012 na SUCESU-RS, Marco Spadoni assume em 2018 a função de VP de Administração e Finanças. Com mais de 30 anos de experiência na área, Spadoni vê a entidade com importância nacional e defende o tema desse ano: Transformação Digital. Conheça na entrevista um pouco mais da trajetória de Marco Spadoni:

 

Quem é Marco Spadoni?

Marco Spadoni Sou um profissional com mais de 30 anos de experiência na área de TIC, com atuação em empresas nos segmentos de Adquirência, Captura de Transações Eletrônicas e Meios de Pagamento, Varejo, Seguros e Informações logísticas e Saúde Complementar. Atuo também no segmento de Mídia e Comunicação, com experiências operacionais e de Gestão nas áreas de infraestrutura, suporte a sistemas, bancos de dados, service desk, segurança da informação, telecomunicações e desenvolvimento de sistemas, entre outras.

Qual a sua relação com a SUCESU-RS?

Marco Spadoni – Já participava de eventos da Sucesu-RS antes de 2012, mas, a partir de janeiro deste ano, tive o convite para integrar a Diretoria. Entre 2012 e 2013 fui Diretor de Alianças e Parcerias. Na gestão Eduardo Hahn (2014/2015) estive como Diretor Adjunto de Eventos. (Gestão Eduardo Hahn). Já na gestão de Daniel Scherer (2016/2017) atuei Diretor de Associativismo (Gestão Daniel Scherer). Agora, na gestão de Eugênio Romanini, assumi a VP de Administração e Finanças. Fazer parte da Sucesu-RS e poder contribuir com seu crescimento, bem como o seu papel junto à comunidade de TIC do Rio Grande do Sul, é uma grande honra e também agrega muito em conhecimentos/ conteúdos para minha atividade profissional. Valorizo muito o networking que essa posição proporciona.

O tema desse ano da SUCESU-RS é Transformação Digital. Na sua avaliação, como esse tema se relaciona com a sustentabilidade financeira das empresas na área de TI?

Marco SpadoniO tema está diretamente ligado a um “novo mundo” em que estamos, todos, vivendo. Hoje temos sete bilhões de dispositivos móveis em uso, 11 bilhões de “coisas” conectadas à internet, sendo que 90% do total dos dados armazenados no Mundo foram criados nos últimos dois anos, e ainda são criados, diariamente, 900 milhões de postagens no Facebook e 75 milhões de postagens no Instagram. Muito mais que um monte de palavras da moda (algumas nem tanto), a transformação digital faz-se necessária para a grande maioria das empresas e envolve a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, voltada para gerar ganhos de produtividade de diversas maneiras, seja na melhoria da experiência do cliente, novas formas de comercializar produtos e prestar serviços, ou até na otimização da cadeia de processos e a auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Alguns ganhos (tangíveis) dessa transformação passam pelo aumento do market share, aumento do engajamento do consumidor em canais digitais e o aumento de faturamento, tudo isso com aumento de eficiência e redução de custos. Enfim, é um caminho sem volta.

Como avalia a importância da entidade para o mercado de TI do RS?

Marco SpadoniA SUCESU-RS já possui uma posição de importância consolidada junto ao Ecossistema de TI do RS e até mesmo do Brasil. Sua representatividade na comunidade de TI, bem como junto aos fornecedores de serviços e soluções e orgãos representativos é extremamente reconhecida. A atuação de nossos grupos de usuários e sua grande geração de conteúdos, promoção de eventos com mote na apresentação de soluções/ serviços e networking dos gestores de TI do sul, além de todos os benefícios que oferecemos aos nossos associados, consolidam esta posição.