Fernando Milagres falou das transformações exponenciais no GUDay 2017

A grande atração do GUDay 2017, promovido pelos Grupos de Usuários da SUCESU-RS em Porto Alegre, foi a palestra “Transformações Exponenciais”, ministrada por Fernando Milagres. “Em uma sociedade em transformação constante o sucesso não pertence aos mais fortes, e sim aos que conseguem se adaptar na velocidade exigida por esta transformação”, destacou Milagres no começo de sua fala no evento realizado na Unisinos, no dia 26 de agosto.

Fernando destacou que o sucesso de uma empresa atualmente não é mostrado, necessariamente, por uma grande curva de crescimento, mas está diretamente relacionado à sua capacidade de se reinventar e se posicionar no mercado, continuando a existir no longo prazo.

Alguns dados colaboram para dar ênfase ao que o palestrante destacou: 89% das empresas que foram listadas na revista Fortune em 1995 não estavam mais presentes na mesma lista divulgada em 2014. Outro aspecto importante é o que diz respeito ao tempo de vida médio de uma empresa, atualmente cotado em 15 anos. Para fins comparativos, Milagres mostrou que em 1920 o número registrado era de 67 anos. Ele também destacou a importância da tecnologia neste processo, mostrando que grande parte das maiores empresas dos Estados Unidos, hoje, trabalham com tecnologia.

Milagres também apresentou a diferença entre um processo linear, onde as principais características são a lentidão, a previsibilidade e a escassez de ideias. Em contraponto, os processos exponenciais ocorrem de forma muito mais fluída, em contextos complexos e com uma abundância muito maior que a forma linear. Para explicar tais evoluções, Fernando apresentou a ideia da Lei de Moore, que diz que o processamento dos computadores dobraria a cada 18 meses, o que reflete diretamente na produção.

“Atualmente nós estamos vivendo uma revolução exponencial, onde várias revoluções estão acontecendo ao mesmo tempo”, explicou Milagres ao colocar o atual momento com uma espécie de “terceira revolução”, sucedendo revoluções agrícolas e a revolução industrial. Ele também apresentou os chamados 6D’s da transformação exponencial: Digitalização, Decepção Disrupção, Desmonetização, Desmaterialização e Democratização.

Além de abordar a transformação exponencial na indústria, Milagres também exemplificou como essas mudanças afetam o ensino, apresentando a Singularity University, instituição que mescla ensino, inovação e tecnologia de aceleração exponencial, orientadas para solucionar os maiores problemas da humanidade.