Gartner destaca TI bimodal para negócios digitais

donald“Para atuar em digital business é preciso trocar o modelo de negócio e trocar processos dentro da organização. E para isso é preciso seguir o modelo bimodal: você precisa de pessoas para a TI tradicional e precisa dos mais jovens para as novas ideias”, afirmou Donald Feinberg, VP do Gartner.

Segundo ele, nos próximos dois ou três anos vai se ouvir muito sobre TI bimodal, então é precisa entender. Donald disse que poucas empresas fazem isso hoje e que muitos vão tentar e não terão sucesso. “Isso porque precisa inovar, tentar, mudar. E você vai errar”, ressaltou. Para se transformar em digital é preciso usar tudo junto: social, mobilidade, internet das coisas, informações. “Ouvi muito já que as empresas investem 80% do orçamento em infraestrutura e apenas 20% em inovação e aplicações, mas no novo mundo de negócios digitais isso tem que ser invertido”, alertou o VP.

Donaldo falou em especial do crescimento da internet da coisas e de aplicações. “Se vocês ainda não usam apps para seus negócios, precisam começar. E a internet das coisas está começando agora ano Brasil, mas nos próximos cinco anos isso vai aumentar muito”. E o ponto de partida para tudo  isso é a informação, que é a “mãe de tudo”, e aqui entram as novas fermatas para big data. Cloud também foram abordado pelo representante do Gartner. Segundo ele, foram soluções em cloud que salvaram os investimento em TI no Brasil em 2014, que teve uma queda de 10%, mas poderia ser maior.