Gil Giardelli abordou transformações da humanidade aliadas à tecnologia

giardelliO 2º Seminário Executivo Sucesu-RS contou com uma palestra de Gil Giardelli, professor e difusor da cultura digital, com a temática “A revolução da disruptura cognitiva”. A apresentação passou por diversos caminhos tomados pela tecnologia ao longo de sua linha evolutiva até chegar aos dias atuais, com a computação cognitiva e as formas que a humanidade vem mudando.

Giardelli abordou a ideia de que estamos vivendo a quarta revolução industrial, onde um dos pilares mais importantes é o fato de a tecnologia estar sendo despejada em toda a humanidade. A ideia é de que, em contraponto a um passado em que a tecnologia era de uso restrito, hoje ela pode ser utilizada pelo bem geral das pessoas. “Agora teremos mais saúde, mais qualidade de vida, mais diversão, mais tempo usando a tecnologia a nosso favor”, destacou.

Durante sua palestra, ele também apresentou diversos exemplos de avanços tecnológicos e como que essas inovações precisam ser discutidas junto à sociedade. Giardelli destacou a importância de levar esse tipo de debate para eventos como o 2º Seminário Executivo Sucesu-RS. “Se passamos pelas outras três revoluções industriais sem sermos protagonistas, como que podemos aproveitar isso agora? Acho que o público que está aqui representa uma parte do PIB intelectual do país que pode ajudar com isso”.

Outro aspecto abordado foi o fato da tecnologia, no cenário atual, estar mais acessível a todos os públicos. “A tecnologia é apenas um palco, os protagonistas são os seres humanos. Durante muito tempo a indústria criou palavras, termos que eram pouco acessíveis ao grande grupo”, explicou. O palestrante expôs que, atualmente, muitas pessoas possuem um aparelho celular e que, mesmo sem saber os potenciais, já estão fazendo uma microrrevolução tecnológica. “Já somos 4 bilhões de pessoas que se apoderaram da tecnologia. Hoje não estamos mais preocupados com a linguagem, mas com o que podemos fazer quando nos apoderamos da tecnologia”, destacou.