GUDay: Painel abordou tecnologia à favor dos negócios

O GUDay 2017 foi aberto por um painel de CIOs que contou com a participação de Daniel Scherer, presidente da SUCESU-RS, Eduardo Santahelena, VP financeiro da SUCESU-RS e Eugênio Romanini, do Banco Topázio e mediação de Rafael Kuhn, vice-presidente dos GUs.

A conversa teve como norte a Tecnologia à Favor dos Negócios com o objetivo de debater tecnologias utilizadas nas rotinas de trabalho de cada um dos participantes. “Se a TI parar a empresa não funciona, ponto. A nossa responsabilidade é maior que o nosso ego, e isso é o mais interessante da área da tecnologia”, introduziu Daniel Scherer.

Romanini destacou que o Banco Topázio trabalha com uma área muito sensível, que é a concessão de crédito e que tem usado a tecnologia para que estas ações sejam mais assertivas. “Nos últimos anos fizemos investidas em tecnologia, em desenvolvimento simples, que fizeram a diferença para manter a concessão e a recuperação de crédito no banco”, explicou.

Um aspecto bastante abordado no debate foi a inteligência cognitiva, “uma mudança de mercado muito forte, pois passaremos a trabalhar na automação do processo intelectual”, de acordo com Scherer. “Muita coisa vai mudar muita coisa a partir da inteligência cognitiva, pois vamos dar um avanço grande, principalmente para tirar atividades necessárias do dia-a-dia, mas que não conseguimos automatizá-las”, explicou Eduardo Santahelena.