HCPA é referência em soluções de TI para saúde

HCPAO Hospital de Clínicas de Porto Alegre tornou-se referência no desenvolvimento de soluções de TI em âmbito nacional. O sistema AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), desenvolvido no HCPA, já é utilizado em todo o Brasil por mais de 30 hospitais e está em plena expansão. “A TI atualmente é uma das áreas mais destacadas no setor de saúde. A complexidade dos processos, as exigências legais e os resultados diretos das soluções de TI na agilidade e qualidade dos processos de assistência aos pacientes fazem da TI um dos principais focos de investimentos na área de saúde” explica Valter Ferreira da Silva, CIO do hospital.

Recentemente o HCPA firmou parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) para implantar o AGHU em todos seus hospitais. O Hospital de Aeronáutica de Canoas também já utiliza o sistema. Segundo Valter, no momento, os principais investimentos da instituição estão focados no desenvolvimento de novas funcionalidades para o AGHU, através de contrato com empresa multinacional de prestação de serviços na modalidade Fábrica de Software.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma Empresa Pública de Direito Privado, criada pela Lei 5.604, de 2 de setembro de 1970. Integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação e vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem por missão de oferecer serviços assistenciais à comunidade gaúcha, ser área de ensino para a Universidade e promover a realização de pesquisas científicas e tecnológicas.