Jurgen Appelo: Os desafios da gestão para a felicidade

jorgen

O Grupo de Usuários de Metodos Ágeis – GUMA recebeu no dia 10 de maio o palestrante internacional Jurgen Appelo, em evento do GU, em Porto Alegre. Appelo apresentou ao público o tema Managing for Happiness, baseado no seu livro de mesmo nome, que será lançado em junho. Conforme o autor, que respondeu a entrevista abaixo após o evento, o livro oferece jogos, ferramentas e práticas para todos no ambiente corporativo em temas como motivação, avaliação de desempenho, cultura e recompensas. “Nas organizações modernas, espera-se que as pessoas sejam líderes servidores e pensadores sistêmicos, mas ninguém explica exatamente como fazer isso”, destaca o texto de lançamento da obra. O livro será lançado mundialmente no dia 27 de junho. Informações no site: https://management30.com

Quais são as características mais importantes que um gestor deve desenvolver?
Jurgen Appelo – Não são necessárias características especiais. Por isso não acredito em respostas a essas perguntas, pois faz tudo parecer muito simplista. Acredito que qualquer pessoa pode aprender a ser um bom gestor. Isso vai exigir vontade de experimentar coisas novas e de ser você mesmo.

O que significa “gerenciar a si mesmo” e como saber se você e sua equipe estão fazendo isso?
Jurgen Appelo – Isso significa que você não deve tentar gerir outras pessoas. Em vez disso, deve aprender a executar experiências de gestão mais inovadoras e obter feedback para ver se eles funcionam ou não. E isso você tem que fazer sozinho. Por exemplo, em vez de medir o desempenho de outras pessoas, sugiro que você experimente medir o seu próprio desempenho.

Qual é a melhor maneira de recompensar as pessoas e que os gerentes estão fazendo errado?
Jurgen Appelo – A melhor maneira é apenas dar-lhes um elogio. Isso é tudo. O que muitos estão fazendo de errado é pagar as pessoas como recompensa ou oferecer presentes. Isso é perigoso por muitas razões, pois pode destruir a alegria das pessoas em seu trabalho.