Neuroterapia foi tema de palestra para acompanhantes

marciaUma nova técnica chamada bio e neurofeedback foi o assunto abordado pela psicóloga Marcia Regina Paludo, em palestra para acompanhantes de CIO do Seminário SUCESU-RS. A palestrante explicou que essa é uma nova maneira de tratar o cérebro, advinda da neurociência, que consegue mudar o funcionamento do cérebro, sem ser invasiva e sem efeitos colaterais. “É muito eficiente para distúrbio de humor, depressão, ansiedade, síndrome do paninho, déficit de atenção e hiperatividade. Mas também é possível trabalhar com melhoria de performance para executivos, vestibulando, concurseiros, atletas etc..”, disse ela.

Nos EUA e Europa a técnica já tem mais de 50 anos e no Brasil está há cerca de 18 anos apenas. Nos EUA, a Sociedade Americana da Pediatria considera o neurofeedback a técnica número um para tratar déficit de atenção e hiperatividade em crianças.

Marcia destacou que a esperança do futuro é a neurociência, pois através dos exames de imagem foi possível conhecer melhor o cérebro e entender o funcionamento das regiões. O tratamento é aliado à psicoterapia e consiste na utilização de um aparelho de eletroencefalograma, com ajuda da TI, que altera as ondas cerebrais onde há um problema. “Em oito anos não tive um paciente que não atingiu os objetos que veio buscar”, relatou.

Ela explicou que é preciso aprender a conviver os momentos de stress, que são inevitáveis na vida, mas é preciso voltar o normal. “O que acontece é que as pessoas permanecem no stress. E num momento de grande stress joga-se no corpo hormônios de cortisol e adrenalina que levam três dias para serem eliminados. Com isso, as células e neurônios vão sendo lesionados e a pessoa vai perdendo velocidade de processamento das informações”, destacou.

O tratamento dura em torno de seis meses e é acompanhado de objetivos e gráficos de evolução. “A pessoa nasceu com o cérebro equilibrado e por algum motivo desequilibrou. Essa ferramenta ajuda a te trazer denovo para o teu ponto de equilíbrio”, finaliza.

marciaAvaliação positiva – Com programação diferenciada, que envolve conhecimento e entretenimento, as família dos CIOs avaliam de forma positiva o Seminário SUCESU-RS. Para Dora Tremea Toso, as atividades sempre são muito boas especialmente em função da interação. “Destaco a palestra da Márcia, que eu já conhecia, mas pude aprofundar o conhecimento da técnica”, afirmou. Elisangela Schmitz Mattos, de Pelotas, ressaltou a qualidade das atividades de lazer e espaço para as crianças. “O playground e as acomodações do hotel são excelentes”.