Pular para o conteúdo principal
GUSegurança

Escândalo de e-mails do Yahoo desperta ira da Europa

07/10/2016

GUSegurança

Escândalo de e-mails do Yahoo desperta ira da Europa

07/10/2016

Decisão da companhia impulsiona dúvidas sobre comprometimento dos dados de cidadãos europeu e pode descarrilar pacto de compartilhamento através do Atlântico.

A decisão do Yahoo de revistar as contas de e-mails de seus clientes por ordem das autoridades norte-americanas impulsionou dúvidas na Europa sobre um possível comprometimento dos dados de cidadãos europeus e poderia ajudar a descarrilar um novo pacto de compartilhamento de dados através do Atlântico.

A Reuters noticiou nesta terça-feira (4) que o Yahoo cumpriu com uma exigência confidencial do governo norte-americano para pesquisar os e-mails de clientes em busca de informações específicas para autoridades da inteligência norte-americana.

O Comissariado de Proteção de Dados da Irlanda, o regulador líder na Europa em relação a assuntos de privacidade para o Yahoo, disse que estava fazendo inquéritos sobre o assunto.

Os políticos europeus pediram que a Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia, analise o problema e os advogados disseram que um desafio legal ao novo pacto de compartilhamento de dados entre UE e EUA, acordado no início deste ano, era mais provável agora na Europa.

“Qualquer forma de vigilância em massa seria vista como um assunto de preocupação considerável,” disse o regulador em Dublin, onde está a sede do Yahoo na Europa, em comunicado.

O Yahoo disse em resposta à reportagem original da Reuters que era “uma empresa obediente à legislação e que cumpria com as leis dos Estados Unidos”.

FONTE: Security Report

Compartilhar: