Pular para o conteúdo principal
MERCADO

Estratégia de nuvem: qual é a sua?

28/09/2020

MERCADO

Estratégia de nuvem: qual é a sua?

28/09/2020

Todas as empresas têm três objetivos em comum. Na minha função, tenho a chance de acompanhar as mudanças na tecnologia, tendências operacionais dos negócios, principais desafios de cada setor, impactos regulatórios e como as companhias lidam com esse cenário, se adaptando a ele ou tirando proveito do que oferece. E à medida em que converso com clientes de diversos setores da economia, percebo que todos os negócios, de todos os portes, buscam: reduzir o custo operacional, melhorar o engajamento do cliente e alavancar os resultados de negócios.

Ter uma estratégia clara de nuvem híbrida pode ajudar a abordar cada um desses objetivos. A plataforma de nuvem híbrida permite que nuvens públicas, nuvens privadas e ambientes on-premises interoperem entre si. Os padrões abertos entre esses três modelos de implantação permitem que as empresas inovem com escala e agilidade, melhorando a capacidade de resposta e diminuindo os custos. Mas, para isso, você precisa saber para onde a nuvem pode levar seus negócios.

Custos operacionais
As organizações podem gastar boa parte do seu orçamento na manutenção da infraestrutura de TI - servidores, redes, armazenamento, gestão e operação. Aproveitando a combinação entre nuvens públicas e privadas, as cargas de trabalho podem ser hospedadas de diferentes formas e com diferentes modelos de custeio. A partir dessa arquitetura as empresas podem otimizar o seu CAPEX e OPEX, reduzindo o investimento em hardware, software e os recursos necessários para mantê-los, atualizá-los e gerenciá-los.

Além de otimizar custos e abrir caminho para a inovação, a nuvem híbrida também pode ser utilizada para aumentar a disponibilidade dos seus serviços suportando uma estratégia de continuidade de negócios para a organização.

Como obter visibilidade e controle necessários para aproveitar ao máximo os bens mais valiosos da sua empresa: os dados

Engajamento do cliente
As expectativas da sociedade em relação ao que as empresas oferecem evoluíram e todas as organizações são desafiadas constantemente a se adaptarem à nova mentalidade do consumo e das interações digitais. Quer você seja uma empresa de produto ou de serviço, os clientes esperam um engajamento instantâneo, inteligente e relevante. Além disso, o suporte deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por computador, celular, aplicativo, bate-papo online ou qualquer plataforma de comunicação digital, nesse momento em que as fronteiras entre o mundo físico e o digital diminuíram ainda mais.

Essa expectativa só pode ser atendida com a escala e a velocidade necessária por meio de uma estratégia de nuvem híbrida, na qual os dados de negócios, perfis de clientes e histórico de transações, por exemplo, são combinados com outros domínios de dados (geolocalização autorizada, dados meteorológicos, informações de sensores IoT, etc.).

Essa arquitetura deve ser capaz de armazenar, acessar e processar fluxos de dados com velocidade e fazer uso de tecnologias como analítica avançada, machine learning e inteligência artificial para interagir e gerar valor para os clientes em questão de milissegundos. Essa geração de insights através das tecnologias citadas é fundamental para suportar a tomada de decisão no atendimento aos clientes.


Fonte: https://computerworld.com.br/plataformas/estrategia-de-nuvem-qual-e-a-sua/

 

Compartilhar: