Pular para o conteúdo principal
GNVAREJO

Estratégias tecnológicas do varejo na pandemia

12/04/2021

GNVAREJO

Estratégias tecnológicas do varejo na pandemia

12/04/2021

A mudança no varejo com a transformação digital já era uma realidade para o setor mesmo antes da pandemia de Covid-19. Após um ano de uma rotina de distanciamento social, a aceleração digital foi ainda mais forte e o varejo digital se tornou obrigatório. Para acompanhar como a tecnologia tem contribuído com esse cenário o Grupo de Negócios em Varejo – GN-Varejo, da SUCESU-RS, convidou representantes da área de tecnologia de três grandes varejistas para conversar: Rafael Kuhn, das Lojas Renner; Tiago Hendges, da Paquetá e Pedro Martini, da WebContinental, foram mediados por Letícia Polydoro, do GN Varejo nesta conversa.

De acordo com dados da Activate, estima-se que o comércio eletrônico quase dobre até 2024, crescendo para US$6,5 trilhões em todo o mundo, em comparação com US$3,4 trilhões do ano passado. Apenas no primeiro semestre de 2020, o crescimento no volume de vendas no e-commerce chegou a 145%, segundo a pesquisa Ecommerce na Pandemia.....
 

gnvarejo

A TI como sustentação do negócio

Nas Lojas Renner, Rafael Kuhn contou que as tecnologias de comunicação foram as primeiras que vieram a tona e foram fundamentais em 2020 para colocar todos trabalhando em home office. São 24 mil colaboradores e foi um impacto gigante na empresa. Resultado disso é que o digitai cresceu 126% em 2020, número que não era pensado em nenhuma projeção.

“Foi uma grande corrida em termos de infraestrutura, resiliência e arquitetura. Algumas pesquisas dizem que essa aceleração corresponde a 3 a 5 anos, dentro de um ano. Muitas tecnologias que estavam sendo experimentadas foram aceleradas para entrar. Muita força na parte de micro serviços e e-commerce. Aceleramos ainda o movimento para a nuvem”, destacou.  

Para Tiago Hendges, da Paquetá, o varejo está vivendo um momento crucial e a pandemia foi o impulsionador. “O negócio passou a entender que precisa se transformar. A transformação tecnológica a TI pode trazer, mas a transformação digital acontece no momento em que todas as áreas da empresa passam a entender que ela é necessária. A pandemia trouxe a oportunidade de demostrar o valor da transformação digital dentro do varejo”, avaliou.

Com tudo isso, os investimentos não podem parar em TI. Pedro Martini destaca o foco de investimentos da empresa em 2021: “Estamos focando em melhorar a plataforma de acessos aos vendedores e com todos os canais da cadeia; a  área de integrações, Cibersegurança e os sistemas para aproximação do clientes, todo eles com assistentes digitais para apoio no processo de comercialização“.

Legado nas estruturas de TI

Rafael comentou ainda o que considera um legado da pandemia para a TI, que é a modernização da gestão. “A gente fala há muito tempo em home office e trabalho remoto, mas sempre havia um responsável de TI lá na empresa que fazia a gestão da equipe. Nesse cenário que estamos não tem isso, não tem responsável ao lado de ninguém. Como gestores foi um grande aprendizado, vejo um crescimento profissional nas pessoas que tiveram que aprender a não ter mais o gestor ao lado e cuidar o seu tempo e isso é um baita desafio” concluiu.


Assista a conversa na íntegra em vídeo no YouTube: https://youtu.be/nIAKto3UuqQ

 

 

 

Compartilhar: