Pular para o conteúdo principal
SEMINÁRIO EXECUTIVO
SUCESU-RS

Humanização Digital e mulheres na TI foram os destaques do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2022

Com o keynote Carlos Busch ressaltando “A Tríade do Protagonista”, evento destacou a importância do lado humano da tecnologia, a participação das mulheres no setor, segurança, privacidade e soluções

12/05/2022

SEMINÁRIO EXECUTIVO
SUCESU-RS

Humanização Digital e mulheres na TI foram os destaques do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2022

Com o keynote Carlos Busch ressaltando “A Tríade do Protagonista”, evento destacou a importância do lado humano da tecnologia, a participação das mulheres no setor, segurança, privacidade e soluções

12/05/2022

Na última quinta-feira (28), a SUCESU-RS realizou a primeira edição de 2022 dos seus tradicionais Seminários Executivos. Abrindo o tema do ano da entidade, “Humanização Digital”, o evento foi promovido no Hotel Deville, em Porto Alegre, e contou com Carlos Busch como keynote abordando a “Tríade do Protagonista”. Entre os destaques do dia também estiveram as palestras do recém criado Grupo Mulheres na TI. A programação ainda contou com conteúdos sobre temas como a cibersegurança, mineração de dados e soluções para a integração de serviços e a apresentação de cases do setor.

Em sua fala de abertura do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2022, o presidente da entidade, Nilson Ayala Queiroz, agradeceu a presença de todos e aos patrocinadores por acreditarem na entidade e no evento. Ele ainda citou os desafios e realizações da sua gestão 2020-2021, reeleita para o biênio 2022-2023. O contexto da pandemia, sem a possibilidade de se realizar eventos presenciais foi um período bastante desafiador. “Não foi fácil, tivemos apenas dois encontros presenciais nestes dois anos, mas também tivemos realizações internas importantes, além de mais de 14 seminários online e uma série de iniciativas sociais”, destacou. 

Humanização digital e robôs

Nilson Ayala abriu as discussões sobre o tema do evento, Humanização Digital, ao convidar os presentes a participarem de uma pesquisa sobre atendimento de clientes por robôs ou pessoas. O propósito era entender como tem sido a relação entre tecnologia e pessoas Entre aqueles que participaram da pesquisa, alguns responderam que os seus clientes são atendidos por robôs, mas todos revelaram preferir ser atendidos por seres humanos. Esse resultado leva a refletir sobre o tema que a SUCESU-RS traz esse ano e irá permear os eventos da entidade.

Segundo Ayala, pode-se entender a humanização digital a partir da nossa própria experiência em negócios. “Por que preferimos ser atendidos por pessoas? Porque a humanização é muito importante. A inteligência artificial fica cada vez melhor, mas ainda não atingiu o humano”, destaca ele.

A Tríade do Protagonista 

A “Tríade do Protagonista” foi o tema do keynote Carlos Busch. Segundo ele, o mundo atual está em constante evolução, e novos conceitos como “coopetição” – a união entre termos aparentemente antagônicos: competição e cooperação – se tornam cada vez mais presentes e relevantes. A Tríade do Protagonista se baseia em três aspectos: estar no contexto correto, ter um propósito objetivo e direto e a experiência em si, que inclui sentimentos como conveniência e confiança. Atualmente, mais do que produtos e serviços, consumidores e usuários querem vivenciar experiências de compra e usabilidade. 

Busch destacou ainda que, se formos 1% melhor a cada dia, ao final de um ano teremos melhorado 37,7 vezes, o que demonstra que nem sempre são necessárias transformações instantâneas para se alcançar grande evolução. Segundo o keynote, o mundo atual vive um desafio oposto ao de algum tempo atrás, principalmente na relação entre experiência e escala.

“Antigamente era comum encontrar especialistas em diversas habilidades, mas seu talento não alcançava escala. Hoje, porém, temos escala, mas nem sempre o tempo é aproveitado para aprofundar a experiência e trazer a habilidade necessária. A evolução tecnológica é simples, mas não é fácil”, afirmou. O brasileiro Ayrton Senna e empresas como a Apple e a Amazon foram citados como exemplos em que a Tríade do Protagonista levou ao sucesso.

“Antes, as discussões eram sobre a indústria, mas hoje são sobre o atendimento, o consumidor”, destacou. O serviço pode ser muito similar, mas atenção e confiança são cada vez mais importantes. “O cliente vai esquecer de você, do que você disse, mas não de como você o atendeu”, finalizou.

Carlos Busch é Partner no Grupo Primo e acumula larga experiência atuando em grandes multinacionais de tecnologia e formação com especializações no MIT, Harvard, entre outras. Ele também é colunista do MIT Technology Review BR no Brasil e TEDx Speaker, além de sponsor do canal Fuja da Média.

Momento CIO: Mulheres na TI 

Outra parte importante do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2022 foi o Momento CIO – Mulheres na TI. As apresentações destacaram a importância da participação feminina no setor, suas experiências pessoais e soluções de empresas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as mulheres representam atualmente apenas 20% dos profissionais de TI no Brasil. 

A Gerente de TI do Grupo Bertolini e Coordenadora do Grupo Mulheres na TI da SUCESU-RS, Angélica Dal Bello, falou sobre a sua experiência de vida, desde o lado pessoal até a carreira no setor, e sua paixão pela área, que a permite “fazer o bem às pessoas”. Ela ainda questionou a baixa participação das mulheres na TI, mesmo que sejam a maioria na sociedade, tenham skills especiais pela experiência da maternidade e das concordâncias quanto à importância e às vantagens da diversidade de gêneros nas empresas.

O segundo momento “Mulheres na TI” recebeu Cleidi Soberansky, Gerente de Inovação da Rede SIM, e Silvia Somenzi, diretora da Soluzzione. Elas contaram as suas jornadas de vida desde a infância, as lições e a relação com a TI. Ambas ressaltaram a importância da empatia, transparência e foco no trabalho com tecnologia. 

Encerrando o “Momento CIO - Mulheres na TI”, a Gerente de TI da FIERGS, Luciana Ceolin, apresentou o case da entidade com o uso de uma plataforma de RPA (Robotic Process Automation). O RPA é um robô de software que pode realizar as mesmas tarefas que um ser humano faria em um sistema. A implementação da plataforma no Sistema FIERGS vem desde 2018, e em 2022 tem como principais desafios o seu fortalecimento para as empresas do Sistema e o fortalecimento dos papéis e responsabilidades neste contexto.

O I Seminário Executivo SUCESU-RS 2022 contou com o patrocínio Diamante Google Cloud, Tigabytes e Sensedia, patrocínio Platinum da BeyondTrust Scunna e Guiar Consultoria, e patrocínio Gold da CPD Informática | Akamai, Iprocess, Netfive, Santo Digital, ServiceIT, Logicalis, Microcity Exclusive, Tenable | Cyberark | TD Synnex, além da Multiedro. O patrocínio Especial é da 3LAYER, Adentro, Aura, Connection, Data Lakers, Genesys |StarTech, Trend Micro, Techannel | Huawei | Agora, Stefanini, Soluzzione, Seal Telecom, Unitech, Del Technologies e Wittel.

Compartilhar: