Pular para o conteúdo principal
GUDS

"Inteligência Artificial para Gerar Valor" foi o tema do 4º Encontro do GUDS

Mais um grande evento do GUDS ocorreu no dia 15/07 com a ilustre presença de Alexandre Dietrich que falou sobre o tema "Aplique Inteligência Artificial para ganhar valor".

21/07/2020

GUDS

"Inteligência Artificial para Gerar Valor" foi o tema do 4º Encontro do GUDS

Mais um grande evento do GUDS ocorreu no dia 15/07 com a ilustre presença de Alexandre Dietrich que falou sobre o tema "Aplique Inteligência Artificial para ganhar valor".

21/07/2020

O termo inteligência artificial foi criado em 1956, mas só se popularizou hoje graças aos crescentes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados, e melhorias no poder e no armazenamento computacionais.
As primeiras pesquisas de IA nos anos 1950 exploraram temas como a resolução de problemas e métodos simbólicos. Na década de 1960, o Departamento de Defesa dos EUA se interessou por este tipo de tecnologia e começou a treinar computadores para imitar o raciocínio humano básico. Por exemplo, a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) completou um projeto de mapeamento de ruas nos anos 1970. E a DARPA criou assistentes pessoais inteligentes em 2003, muito tempo antes de Siri, Alexa ou Cortana serem nomes comuns do nosso cotidiano.
Esses primeiros trabalhos prepararam o caminho para a automação e o raciocínio formal que vemos nos computadores de hoje, incluindo sistemas de apoio à decisão e sistemas inteligentes de pesquisa que podem ser projetados para complementar e expandir as capacidades humanas.
Enquanto os filmes de Hollywood e os romances de ficção científica retratam a inteligência artificial como robôs humanoides que dominam o mundo, a evolução atual das tecnologias de IA não é tão assustadora – ou tão inteligente assim. Em vez disso, a IA evoluiu para fornecer muitos benefícios específicos para todas as indústrias. Continue lendo para conhecer exemplos atuais de inteligência artificial em operadoras de saúde, varejo e mais.

Hoje a Inteligência Artificial é totalmente acessível e pode ser utilizada em qualquer segmento de mercado, principalmente no que se refere ao:

  • atendimento dos clientes de uma forma efetiva e personalizada;
  • tomada de decisões estratégicas mais assertivas;
  • automação de atividades consideradas repetitivas e monótonas, o que acabam sendo desmotivadoras para os colaboradores;
  • otimização do tempo de gestores e colaboradores.

Para tanto, a IA pode ser utilizada de várias formas como, por exemplo:

  • Chatbots para atendimento
  • Análise de dados, previsões e insights
  • Redução de erros - Com o uso da Inteligência Artificial é possível minimizar os erros de informação entre os colaboradores da empresa, pois ela consegue realizar a unificação de todas as informações dos seus clientes, fornecedores e muito mais, em um único lugar.
  • Reconhecimento, análise e prospecção.

Com foco neste grande tema, mais um grande evento do GUDS ocorreu no dia 15/07 com a ilustre presença de Alexandre Dietrich que apresentou o tema "Aplique Inteligência Artificial para ganhar valor".
Foi abordado desde a conceituação sobre o que entendemos sobre Inteligência Artificial baseado na literatura, como as principais áreas que estão neste grande universo como Machine Learning, Deep Learning e Redes Neurais. Além disso, como estas áreas da Inteligência Artificial podem ser aplicadas com exemplos do nosso coditiano.
Finalmente, foi compartilhado um pouco sobre o trabalho de pesquisa realizado pelo Alexandre na Universidade de Toronto, bem como, compartilhou experiências com nossa comunidade durante a live sobre como foi sua experiência na transição de carreira para cientista de dados e nos contando um pouco sobre sua visão de como a Inteligência Artificial pode auxiliar o negócio.

Sobre o Alexandre Dietrich:
Alexandre Dietrich é Bacharel em Ciências da Computação pela UFRGS e MBA pela Fundação Dom Cabral. Atua há 35 anos no mercado de Tecnologia da Informação, em áreas de negócios e técnicas. Trabalhou por 23 anos na IBM, onde exerceu posições executivas em vendas e serviços. Nos últimos anos, atuou como líder nas áreas de Data & AI e Watson. Há 5 anos, adotou Inteligência Artificial e Ciência de Dados como áreas de atuação, sendo um replicador destes assuntos via seu trabalho e ações pessoais em seu canal do YouTube e LinkedIn. Atualmente, está cursando pós-graduações em Artificial Intelligence e Business Analytics em Toronto, Canada. 
Redes Sociais do Alexandre:
- Linkedin: https://br.linkedin.com/in/alexdiet
- Twitter: @alexdiet42
- Youtube: youtube.com/c/AlexandreDietrich

Para mais detalhes sobre o conteúdo apresentado neste evento, visite nossa seção Biblioteca para fazer o download da apresentação realizada pelo Alexandre.

Compartilhar: