Pular para o conteúdo principal
SEMINÁRIO EXECUTIVO

Programação recheada de soluções em cybersegurança, serviços e inovação

I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 contou com uma série de conteúdos dos patrocinadores

27/11/2021

SEMINÁRIO EXECUTIVO

Programação recheada de soluções em cybersegurança, serviços e inovação

I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 contou com uma série de conteúdos dos patrocinadores

27/11/2021

O I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 também foi uma oportunidade para que várias empresas apresentassem seus serviços e soluções ao mercado digital do Rio Grande do Sul. Também parte tradicional da programação, neste ano ela trouxe cases e soluções em temas como LGPD, cybersegurança, mercado financeiro e saúde.

A primeira a fazer isto foi a Constat, que destacou suas soluções para a preocupação das empresas nesta retomada à vida presencial pós-pandemia com a questão de infraestrutura, principalmente relativo à energia. Na mesma palestra, que foi realizada em parceria entre as empresas, a Qualitor se posicionou destacando seus serviços de automatização de processos. Sobre os efeitos da pandemia, a palestra salientou os novos desafios para o trabalho remoto ou híbrido em aspectos como controle e melhoria contínua. 

“Privacidade e Onetrust” foi o tema da apresentação conjunta da TechChannel e OneTrust. Bruna Ribeiro, head de privacidade da TechChannel, destacou a história da privacidade, desde suas origens, no século 19, até a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018.

Pedro Marques, Enterprise Sales Executive da OneTrust, ressaltou a importância de ir além da privacidade do dia a dia, mas “operacionalizar a confiança dentro da empresa." Neste sentido, a OneTrust oferece uma solução completa de proteção de dados, com monitoramento de dados, legislação, segurança e compliance.

Marcos Pires, Diretor de Engenharia de Valor da Think IT apresentou a palestra “Empresa Blindada - como garantir integridade e resiliência diante do aumento de Cyber Attacks."

Segundo Marcos, há pouco tempo as áreas de operação e TI eram separadas, o que trazia prejuízos a ambas as áreas. “Entre as ações contínuas para realizar este processo estão identificar a estrutura, conscientizar os usuários internos, entender o contexto, construir uma nova base resiliente e estar preparada para ataques”, destacou.

Felipe Jacobs, CEO da Gruppen apresentou a palestra “Ransomware não é o problema, ele é o resultado do seu problema." Segundo ele, ransomware é “resultado da ineficácia, da falta de cultura, de investimento.”

“O covid foi catalisador da revolução digital no Brasil. O novo contexto fez com que CIOs precisassem evitar mais ameaças potenciais, mas aproveitar o momento e continuar avançando.” Entre as principais consequências desta revolução, Jacobs destacou o negacionismo tecnológico - “nunca aconteceu, não vai acontecer” - que pode ser um grande causador de riscos desnecessários.

Adriano Nepomuceno, business director da SoftwareOne, falou sobre as mudanças da empresa que, de uma revenda de software, se tornou uma fonte de serviços em TI. “Passamos por todas as etapas, desde a revenda de software inicial, serviços gerenciados, internacionalização e serviços de tecnologia.”

“A nossa transformação partiu das dores expressas pelos nossos clientes. A SoftwareOne é uma empresa que ouve, erra, aprende e corrige continuamente.” Segundo Nepomuceno, mitigação de riscos, otimizar visibilidade, estruturar processos e redução de custos são alguns dos focos da SoftwareOne junto a seus clientes.

Renato Turk, diretor da Deliver IT, falou sobre a empresa, destacando a iniciativa “+praTI”. Iniciada durante a pandemia, a ação tem base na “importância da economia digital na sociedade gaúcha, e o potencial da carreira de tecnologia ainda é pouco conhecida.”

Uma ação coordenada com mais de 50 empresas privadas, a +PraTi conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e é operacionalizada pela Assespro-RS. Renato também destacou iniciativas já implementadas pelo projeto, além de detalhar metas e objetivos do programa. A Deliver IT também ofereceu o almoço aos participantes do evento.

Em sua apresentação, Renan Torres, diretor de vendas da Arklok, abordou os serviços da empresa, que garantem a segurança e estrutura de TI de seus clientes, oferecendo soluções de aluguel ao invés de aquisição de equipamentos.

“Com nossos serviços deixamos o CIO focado na estratégia, e cuidamos do operacional. Desta forma é possível reduzir custos e potencializar a infraestrutura de tecnologia dos clientes.”

Para apresentar os seus serviços, a Soluzzione trouxe o case Unimed Porto Alegre, com o Superintendente de TI da empresa, Juarez Poletto. O executivo contou a história da parceria entre as duas marcas, a confiança baseada em relacionamento e qualidade dos serviços.

“São dois anos desta parceria com Soluzzione, Além do atendimento, acreditamos no relacionamento como caminho para estabelecer confiança e grandes oportunidades de negócios.” “Optamos por trazer um profissional reconhecido no mercado, com know how, para mostrar como trabalhamos”, disse a diretora-presidente da Soluzzione, Silvia Somenzi.

Em sua apresentação conjunta, a Trenoble e a DropReal apresentaram soluções para vulnerabilidades a ataques cibernéticos. De acordo com Erick Mendes, Territory Manager da Tenable, o mercado “não percebe que ataques só existem se existe alguma configuração mal gerenciada. Não necessariamente mal feita, mas uma lacuna de cyber exposure."

Segundo Mendes, em 2020 foram divulgadas 18 mil vulnerabilidades divulgadas, o que representa três vezes mais do que os números de 2016. Destes, 80% foram causados por configurações incorretas críticas, e 20% por vulnerabilidades com exploração disponível. Juntas, as duas empresas apresentaram uma solução de segurança contra invasões.

Fabio Quintana, Senior System Engineer, da Fortinet, e Fernando Furtado, Especialista em Soluções de TI da Algar Telecom, realizaram a sua apresentação conjunta durante o I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021. “Nesta cooperação, nós unimos as soluções da Fortinet aos produtos da Algar”, disse Fernando.

Durante a apresentação, Fernando destacou os principais pontos de ameaça digital: cyber crimes, segurança de dados, phishing, ransomware, sequestro de dados. “A pergunta não é mais se você será atacado ou não, mas como se protegerá deste tipo de ataque”, preveniu.

Leandro Martins, Business Development Manager na Sensedia convidou Cleber da Silveira, Especialista em Arquitetura Corporativa e Marcio Junior Capellari, Gerente de Arquitetura Corporativa de TI. ambos do Sicredi, para apresentar o case da implantação do sistema de open banking da instituição.

Cleber destacou os desafios desta mudança: “Bancos foram projetados para serem fechados. Entregar o acesso, mesmo via API, ao mercado, é uma grande mudança”, destacou. Trabalho com dados públicos das instituições financeiras, compartilhamento dos dados do consumidor, serviços à escolha do consumidor e ampliação de dados, produtos e serviços ao consumidor foram as quatro fases desta mudança. “Sempre atento à questão de autorização pessoal e pontual”, ressaltou Cleber.

Eduardo Britto, diretor comercial da iProcess, destacou a os serviços da empresa em RPA - Robotic Process Automation - Automação Robótica de Processos. “A iProcess traz soluções orientadas a processos, gestão de processos, e é importante ir além do conhecimento básico em serviços como o RPA”, ressaltou.

Segundo ele, as principais etapas de uma jornada de automação são a descoberta (onde se identifica e avalia processos), implementação e melhoria contínua. Brito também apresentou mais profundamente as soluções da empresa em serviços de RPA. 

Após a apresentação da iProcess, teve início a da Genesys/Startech, que acabou interrompida pelo temporal que chegou no fim da tarde a Viamão, onde se realizava o evento. Os patrocinadores que não puderam realizar suas apresentações durante o I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021, SantoDigital, Logicalis, Guiar Consultoria, Vita IT e Service IT, terão oportunidade garantida em um próximo evento da entidade.

Área de relacionamento e sessão de autógrafos

O I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 também contou com uma área de relacionamento oferecido pela Unitech | Dell, onde algumas empresas puderam apresentar seus serviços e soluções. No coffee-break da manhã, o CEO da Intelectum, Emir Radaelli, realizou sessão de autógrafos de seu livro “Competição Analítica: Um modelo de gestão de negócios para a inovação e a criação de valor para as empresas."

Patrocinadores do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021

O Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 teve como patrocinadores Platinum Gruppen IT, Guiar Consultoria, ITS, SoftwareOne | AWS, TechChannel | One Trust | Meraki | Cisco.

Os patrocinadores Gold do evento foram Algar Telecom, Arklok | Intel, Constat | Qualitor, Genesys | Startech, iProcess, Logicalis, SantoDigital, Sensedia, Service IT, Tenable | DropReal, Think IT e Vita | Pure Storage.

Como patrocinadores especiais estiveram Adentro, Ávato, Deliver IT, Infodive IT, Netfive, Soluzzione, TDec, Unitech | Dell, Wittel, Zoom Tecnologia.

Compartilhar: