Pular para o conteúdo principal
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade social no mercado de TI: entidade gaúcha conecta agentes para a transformação social

30/06/2023

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade social no mercado de TI: entidade gaúcha conecta agentes para a transformação social

30/06/2023

Uma das estratégias que cresce nas empresas ao redor do mundo é o ESG: sigla em inglês para a preocupação com o Meio Ambiente, Social e Governança. O consenso no mercado é que a tecnologia é o caminho para viabilizar as práticas ESG, que podem incluir a criação de sistemas e ferramentas para causar impacto social positivo, como é o exemplo do aplicativo "Adote um amanhã". Recém lançado pelo Ministério Público, ele foi desenvolvido em parceria com Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), a GX2 Tecnologia e a a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS (SUCESU-RS), entidade que se dedica à relação entre a tecnologia e a sociedade.

Nilson Ayala, Presidente da SUCESU-RS, é um dos membros da entidade mais engajados no tema da responsabilidade social. Segundo ele, há o interesse em criar uma diretoria ou vice-presidência dedicada à responsabilidade social, principalmente porque a disposição em ajudar é cada vez maior. “A SUCESU-RS, entre seus associados, concentra cerca de 65% do PIB das empresas de tecnologia do Estado. O nosso trabalho é ser um multiplicador de oportunidades para fazer o bem criando sinergia entre aqueles que precisam e aqueles que têm interesse e podem ajudar”, explica ele.

No caso do aplicativo lançado pelo Ministério Público, a SUCESU-RS criou os laços entre os agentes envolvidos. Através do próprio Presidente, identificou-se a necessidade de ligar as casas e lares de crianças e adolescentes de Porto Alegre a pessoas que podem colaborar de alguma forma, seja com doações de bens ou serviços. Simultaneamente, a PUCRS o procurou para colocar à disposição seus alunos durante o exercício de uma disciplina. Nilson Ayla, que atua na GX2, conectou as duas instituições à empresa, que abraçou a causa. “A SUCESU-RS criou essa sinergia, pois entendemos que é uma responsabilidade nossa ser um local onde todos se encontram para fazer o bem através da tecnologia.

Após ter sido desenvolvido inicialmente pela Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES) da PUCRS, o aplicativo foi posteriormente aperfeiçoado pela equipe de novos talentos da GX2 com supervisão de profissionais sêniores. Os jovens integram o programa Rocket Talents da GX2, que fomenta a formação de profissionais no mercado de TI.

Histórico de contribuições
A ação da SUCESU-RS na responsabilidade social acontece há mais tempo. Durante a pandemia, a entidade uniu seus associados para mobilizar doações às comunidades carentes e também foi à campo: os grupos buscavam e depois levavam as doações de carro onde era necessário. Além disso, a entidade criou uma campanha para arrecadar equipamentos eletrônicos e permitir que crianças e adolescentes pudessem assistir aulas durante a pandemia através de tablets, computadores e notebooks. Entre as entregas, a campanha “Solidariedade - Doe Tecnologia, Doe Educação” encaminhou equipamentos para a ONG Vida Breve que foram distribuídos para 11 famílias em vulnerabilidade social na região metropolitana. A SUCESU-RS também é frequentemente uma das apoiadores da Corrida pela Adoção.

Motivação pessoal
A motivação do Presidente da SUCESU-RS em apoiar a causa da doação se mistura à sua história pessoal. Ele é pai de coração - como gosta de falar - de dois filhos adotados, e conhece bem as dificuldades que passam as casas e lares de Porto Alegre. “Recebo muitos contatos de pessoas que conhecem meu envolvimento na causa e querem ajudar, entregar doações, mas não sabem como. Eu ia até a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, e tentava encontrar as instituições mais perto e que precisavam do que havia para ser entregue, mas era um trabalho difícil, demorado”, explica.

Com o aplicativo, a tarefa de Nilson e de outras pessoas e entidades que se dedicam a ajudar ficará mais fácil. Ao se cadastrar, cada pessoa visualiza o que as instituições precisam. Os itens solicitados vão desde equipamentos eletrônicos até serviços como corte de cabelo. Aulas de reforço, itens de higiene e alimentos também podem ser doados.

“É claro que, como pai de coração, eu sempre penso em como podemos transformar a vida dessas crianças que ficam nesses lares por vezes até os 18 anos e saem de lá direto para o mundo. Se pudermos oferecer condições para eles crescerem bem e com acesso à educação, por exemplo, já estamos fazendo a nossa parte”, destaca Nilson Ayala.

O “Adote um amanhã” está habilitado para o cadastro dos 70 abrigos e casas lares da capital gaúcha que atendem cerca de 800 crianças e adolescentes. Ele está disponível na Play Store para usuários Android e App Store para iPhone.

Compartilhar: