O novo líder deve ser diferente, empreendedor e bem humorado

muriloPara liderar os outros nós temos que saber liderar nós mesmos. Em um momento em que a pressão por liderar pessoas e equipes é muito forte no mercado, Murilo Martino, escritor e jornalista, trouxe uma nova visão da liderança que, segundo ele, exige autoconhecimento. “O líder diferente é o inovador, que não se prende a caixa; é empreendedor porque sabe agir por conta própria e com propósito e é bem humorado, porque sabe que na adversidade existe a solução”, definiu Murilo aos participantes do Seminário de Passo Fundo.

Segundo ele, vivemos o efeito smartphone porque vamos sempre buscar fora, nos outros, mas a liderança está em lermos nós mesmo. “Não precisamos buscar fora, nem ter receitas prontas. Temos que entender como podemos ser líder dentro de nós mesmos e isso vem do autoconhecimento, nossas atitudes, valores”, afirmou.  Murilo apresentou os quatro grandes perfis de líderes: colérico, fleumático, sanguíneo e metafórico, e todos os participantes puderam fazer um teste para identificar o seu perfil.

O palestrante também falou das atitudes necessárias para a nova liderança e destacou a importância de saber delegar. “Delegar não é entregar, delegar é você saber acompanhar o outro para que ele consiga entender o que você quer, mas que ele cresça e faça da maneira dele. Focar no resultado que você deseja e não na forma como deve ser feito”, alertou. Outro aspecto importante para o líder é investigar as crenças pessoais, para ver o que pode estar limitando sua visão, e para isso é preciso duvidar, criticar e determinar essa crenças.