Painel CIO abordou inovação na gestão de TI

painelModerado por Carlos Roberto Arins do Nascimento, CIO da Randon, o Painel CIO do Seminário SUCESU-RS de Gramado mostrou os desafios da gestão de TI a partir da experiência de três CIOs: Daniel Scherer, do Grupo Sabemi; Ivana Lech, do Hospital Moinhos de Vento e Edson Fonseca, do Banco DLL, além da presença do convidado Alberto Teixeira, da Under Protection.

A preocupação com inovação é um fato concreto para as empresas e a estratégia mais utilizada pelos gestores é aliar a TI à área de negócios. Para Daniel Scherer, da Sabemi, inovação é qualquer coisa que traga resultado para a empresa por meio de ideias e projetos. “O que mudamos especialmente foi a questão de trabalhar mais próximo da área de negócios, pois entendemos que conhecer o negócio é importante para ganhar velocidade”, destacou.

O Banco DDL adota o smartsourcing, conforme Edson da Fonseca. “Acho que conseguimos superar essa questão do que é uma inovação ou o que é melhoria continua. Não temos uma equipe de inovação. Convidamos as pessoas a participar e criamos um clima adequado. Hoje é algo natural temos um grupo que está permeado pela empresa e trabalhando junto do marketing e do comercial. A TI é o agente impulsionador, mas a solução é da empresa”, disse.

Ivana Lech apresentou o projeto de checagem a beira do leito do Hospital Moinhos de Vento, que consiste em uma dupla checagem do medicamento que está sendo administrado. “O objetivo é zerar qualquer risco de medicação ou procedimento errado. Testamos várias alternativas e colocamos um computador em cada leito. A TI dessa maneira esta contribuindo com a segurança na beira do leito”, explicou.