Parceria com a PUCRS favorece empresas e profissionais

Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A SUCESU-RS preza pelo crescimento conjunto do setor de TI no Estado. Para isso, além da união das empresas do Rio Grande do Sul, é ideal firmar parcerias com importantes associados, como a PUCRS, uma das primeiras instituições de ensino associadas á SUCESU-RS. De acordo com Rafael Prikladnicki, Professor da PUCRS e Diretor da Agência de Gestão Tecnológica – AGT, esta aproximação está amadurecendo com o tempo e muitos frutos podem ser colhidos.

“Existem diversas oportunidades e muito a fazer. A SUCESU-RS tem conteúdo qualificado através dos Grupos de Usuários. As Instituições de Ensino possuem alunos, ambientes de ensino, ambientes de inovação. Ou seja, existe um enorme potencial de trazer o conteúdo qualificado da SUCESU-RS para dentro das instituições e do ecossistema de inovação”, salienta Prikladnicki.

O professor acredita que a parceria pode criar oportunidades periódicas para que empresas associadas se aproximem das instituições de ensino, visando conexões, parcerias, negócios, aprendizado e qualificação. “As universidades e seus parques tecnológicos possuem conhecimento, tecnologia e inovação que, muitas vezes, empresas associadas da SUCESU-RS precisam, mas não sabem que podem estar tão perto”, explica. Além de um favorecimento para as empresas, Rafael acredita que profissionais também possam se beneficiar da relação entre SUCESU-RS e PUCRS.

Prikladnicki também reconhece que a parceria é uma via de duas mãos, e que pode significar ganhos importantes para a PUCRS. “A SUCESU-RS tem um ativo intangível que muitas vezes as pessoas não percebem. A quantidade de grupos de usuários, as pessoas qualificadas que fazem parte deles, os associados, empresas e profissionais, a quantidade de eventos dos GUs e da própria entidade, além das oportunidades de conexão e networking promovidas”, exalta.