PERFIL: Carlos Giovani transforma estratégias em resultados

Graduado em Informática pela PUC-RS e MBA em Gestão Empresarial pela UFRGS, Carlos Giovani Rodrigues é coordenador do Grupo de Usuários de Análise de Negócios – GUAN e presidente do International Institute of Business Analysis – IIBA, capítulo Porto Alegre. Carlos atua com treinamento, consultoria e workshops em análise de negócios pela W4 Business Analysis.

Como se interessou e porque gosta da área de Análise de Negócios?
Carlos – Atuando com tecnologia há mais de 25 anos continuo aprendendo, desaprendendo e reaprendendo diariamente. Neste movimento diário percebi que a análise de negócios me proporciona a oportunidade de transformar as estratégias em resultados, com projetos e ações de melhoria contínua, sempre direcionados para a evolução das organizações.

Quais comportamentos e competências deve ter um profissional que atua com Análise de Negócios?
Carlos: É necessário conhecimento do negócio, ética e pensamento analítico, mas destaco a habilidade de interação. Ela ajuda na identificação de necessidades e no desenvolvimento do entendimento destas pelo envolvidos, com o objetivo de definir o escopo da solução a ser implementada. E, não menos importante, o pensamento estratégico, a fim de reconhecer possíveis soluções que coloquem a organização em um novo nível em termos de valor e resultado.

O que o motiva a fazer o trabalho voluntario de ser coordenador de GU?
Carlos: Promovendo os princípios, práticas e ferramentas da análise de negócios, desenvolvemos competências regionais que contribuem para o crescimento das empresas e organizações. Temos, assim, um melhor perfil de profissionais e o entendimento por parte do corpo técnico e de gestores das organizações a cerca do valor destes profissionais para alcançar melhores resultados corporativos. A motivação ainda se dá em função do investimento da direção da SUCESU-RS no desenvolvimento dos GUs e pela estrutura executiva disponibilizada.

Quais as ações do GUAN em 2017?
Carlos: Serão realizadas palestras e debates alinhados ao tema “Tecnologia a favor dos negócios”, que é o “mote” da SUCESU-RS em 2017. A cada evento abordaremos a análise de negócios através de conceitos, boas práticas e cases, que deverão despertar no público um maior interesse na utilização desta área de conhecimento. Eventos  conjuntos com outros GUs e participação no GUday também farão parte das ações.