PROCERGS: TIC e gestão pública em busca de melhores serviços

logo_83993b61

A PROCERGS, órgão executor da política de informática do RS, é um dos indutores da inovação e transformação do serviço público e do atendimento ao cidadão que vem sendo oferecido no Estado. Suas atividades para melhoria da eficiência governamental envolvem o desenvolvimento e a execução constante de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Na melhoria da eficiência da gestão pública, destaca-se o Projeto Processo Administrativo Eletrônico. Consiste em uma plataforma digital de serviços da Administração Pública Estadual, que através de seu sistema virtualiza processos internos que, até então, eram manuais. O ambicioso projeto visa uma economia estimada de 6,2 milhões ao ano, de acordo com o Presidente da PROCERGS, Antonio Ramos Gomes.

Uma solução que reúne as tecnologias de identificação veicular e documentos fiscais eletrônicos, através dos sistemas de Controle de Mercadorias em Trânsito já está sendo usado pela SEFAZ-RS, visando trazer maior eficiência em um projeto de inteligência avançada na fiscalização de trânsito de mercadorias. O projeto permitirá a geração de informações antecipadas sobre possíveis indícios de fraudes e sonegações fiscais no transporte de cargas. Há, ainda, o projeto Big Data, que combate a sonegação fiscal e aumenta a arrecadação.

Os projetos da PROCERGS também aplicam-se na área de Segurança Pública, visando o aumento da eficiência nos atendimentos de emergência, além de uma maior eficácia no uso de tecnologias móveis voltadas para o monitoramento e reconhecimento. O cidadão também tem ganhos com o uso da Internet para agilizar atendimentos com o Projeto Tudo Fácil e o Projeto de Identificação Digital do Cidadão.

“Em momentos de crise o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação é fundamental, e uma oportunidade, vez que são necessárias soluções inovadoras que possibilitem a redução de custos, melhoria da prestação de serviços ao cidadão e a racionalização dos processos do Governo”, afirmou Antônio Gomes, que também destacou que a inovação tem feito, cada vez mais, parte da cultura da PROCERGS. Ao longo de sua existência a companhia tem alcançado reconhecimento, tanto nacional como internacional.

Para Gomes, entidades como a SUCESU-RS tem um papel fundamental no mercado do TI. “Desenvolvem atividades como a promoção e divulgação da TI, contribuição para a capacitação e atualização dos gestores de TI através de treinamentos, acompanham e debatem os processos legislativos além de serem representantes dos interesses do setor junto aos Órgãos nas diversas esferas Governamentais”, concluiu.