Produtividade exige colaboração e comprometimento

mauriceInovação, engajamento e simplicidade. Estes são os três elementos chave que podem gerar mais produtividade nas empresas. A informação é de Maurice Mello, Gestor de GOOGLE for Work, que abriu o dia de palestras do GUDay.

A primeira questão trazida pelo executivo é que inovação é um processo caótico, não linear, em que a mudança de direção é imprescindível e a regra é “falhar rápido”, o que significa “falhar barato”. “Sempre vamos aprender com esse processo, vai gerar algum conhecimento que tenho que capturar e utilizar num segundo momento. Às vezes, também é melhor começar o processo do zero”, afirmou.

Mas como aplicar nas empresas? Segundo Maurice, uma parte disso chama-se engajamento, ou seja, fazer com que a pessoa dê algo a mais, se entregue ao projeto. “Isso vem quando eu realmente dei o meu máximo e tenho consciência individual disso. O engajamento vai levar a criação, faz com que as pessoas interajam, gerando a inovação, que vai trazer a transformação e, por fim, um resultado prático”, destaca.

A disponibilidade também é um elemento presente, trazido pela tecnologia. O fato é que hoje estamos constantemente conectados ao trabalho devido ao mais diversos dispositivos como celular, tablet, notebook, usados para a vida pessoal e profissional. “A tecnologia promoveu um ruptura nos processos de comunicação e com isso precisamos repensar alguns processos do dia-a-dia”, aponta. Conforme o executivo, o e-mail, por exemplo, é algo que vai desaparecer e já existem empresas nessa direção.

E para fechar esse ciclo, é preciso ter simplicidade. “Se não tiver simplicidade, não vai ter engajamento do usuário, nem usabilidade, pois o objetivo final disso é aumentar a produtividade e fazer a vida do usuário mais fácil”, ressaltou.