SUCESU-RS completa 50 anos com foco na transformação digital das empresas

A Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS – SUCESU-RS completa este ano 50 anos de atividades atuando pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação  – TIC do Rio Grande do Sul.  Uma das primeiras entidades ligadas ao segmento no estado e pioneira no país reúne hoje mais de 300 associados entre empresas e profissionais.  Transformação Digital é o tema em debate este ano nos eventos e encontros promovidos pela entidade, que reúnem as principais lideranças de TI e fornecedores de todo Brasil.

“O tema que estamos trabalhando este ano “Transformação Digital – nova forma de pensar e fazer negócio” está desafiando organizações de todos os setores. A velocidade com que o mundo está mudando, impulsionado principalmente pela capacidade de entrega tecnológica, exige dos profissionais de forma geral, e especialmente os de tecnologia, uma forma diferente de estruturar suas operações. Os mercados tradicionais estão sendo “atacados” por concorrentes inesperados, e é preciso estar atento a essa dinâmica”, avalia Eugenio Romanini, presidente da SUCESU-RS. Para ele, quando se pensa em inovação e  tecnologia, se pensa primeiro nas ameaças, mas o principal é pensar nas oportunidades que toda essa revolução tecnológica permite. “É isso que queremos discutir com profissionais, empresas usuárias, fornecedoras e a própria sociedade”, completa.

Os eventos da SUCESU-RS movimentaram em 2017 mais de 5.000 participantes, em 42 eventos entre encontros de GUs, workshops, palestras e Seminários. Os Seminários Executivo e Gestor de TIC reuniram mais de 160 gestores e CIOs. Em 2017, 86 empresas participaram dos eventos da SUCESU-RS.

Grupos de Usuários SUCESU-RS – Juntos somos mais fortes

Um dos pilares da entidade está nos Grupos de Usuários – GUs da SUCESU-RS, que reúnem profissionais para estudo e compartilhamento de conteúdo, e conhecimento sobre tecnologias. Atualmente, são 18 grupos que, de forma voluntária, se reúnem e promovem dezenas eventos ao longo do ano, além do GUday, momento em que todos os grupos se unem em um único evento. O GUday 2018 será no dia 6 de outubro.

 

“Os GUs têm como objetivo reunir usuários e interessados nas diversas tecnologias e metodologias utilizadas no meio, através da troca de experiências e conhecimentos técnicos em encontros realizados periodicamente. A atuação dos grupos tem potencial de criação e disseminação de conhecimento, além de operar como elemento agregador da comunidade de TIC e de seus profissionais”, explica Romanini.

Os grupos em atividade atualmente são: GUAN – Grupo de Usuários Análise de Negócios; DUG-RS – Delphi Users Group – RS; GUBI – Grupo de Usuários Business Intelligence; GUGCI – Grupo de Usuários Gestão do Conhecimento & Inovação; GUGMO – Grupo de Usuários Gestão da Mudança Organizacional; GUGP – Grupo de Usuários Gerenciamento de Projetos; GUGRC – Grupo de Usuários em Governança, Risco e Compliance; GUINFRA – Grupo de Usuários de Infraestrutura; GUIX– Grupo de Usuários de UI/UX; GUMA – Grupo de Usuários de Métodos Ágeis; GUMIT – Grupo de Usuários – Management IT; GUMobile – Grupo de Usuários Mobile; GUO-RS – Grupo de Usuários Oracle; GUProtheus – Grupo de Usuários Protheus; GUSAP – Grupo de Usuários SAP; GUTS – Grupo de Usuários de Testes de Software; GUSegurança – Grupo de Usuários de Segurança; RSJUG – Grupo de Usuários da linguagem Java do Rio Grande do Sul.