SUCESU-RS cria Grupos de Negócios para debater os impactos da tecnologia em mercados específicos

Ao longo de sua trajetória cinquentenária, a SUCESU-RS sempre promoveu o relacionamento contínuo entre seus membros, com o objetivo de fortalecer diversas iniciativas internas ligadas a tecnologia da informação. Tal comportamento, desenvolvido junto a diversas empresas do Rio Grande do Sul, colaborou diretamente para o crescimento do setor. É mantendo esta tendência que a entidade criou, em 2019, os Grupos de Negócios (GNs), para atuarem em paralelo aos Grupos de Usuários (GUs).

Os Grupos de Negócios tem como objetivo reunir profissionais agrupados por verticais de mercado. “O objetivo é fazer com que estes profissionais possam discutir dores em comum em seus mercados para que encontrem soluções em rede que tragam sinergia”, destaca o Diretor do Grupo de Negócios da SUCESU-RS, Vítor Hugo Hoffmann da Costa. A ideia alinha-se aos princípios da entidade, que é tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo e oferecer ainda mais para a sociedade.

Além de gestores de TI, a proposta dos Grupos é contar com a participação de outros profissionais de cada área de negócio e estudantes para ampliar e qualificar o debate. Inicialmente, são quatro as áreas: Grupo de Negócio de Saúde; Grupo de Negócios de Varejo; Grupo de Negócios de Governo Digital e Grupo de Negócios do Agronegócio.

Os GNs surgem em um momento onde a TI passou a desempenhar um papel fundamental na sociedade, não apenas por seus potenciais tecnológicos mas, também, por sua capacidade de revolucionar modelos de negócios e transformar mercados rapidamente. “Entendemos que seria necessário ampliar a forma como fomentamos a troca de conhecimento entre nossos associados e interessados no tema”, explica Vítor.

A inspiração para os Grupos de Negócios vem do sucesso dos Grupos de Usuários, que mostram um modelo vencedor ao aliar profissionais com necessidades semelhantes para que discutam soluções em comum para temas rotineiros.

Vítor Hugo também é coordenador do Grupo de Negócio de Saúde. Outros grupos que já possuem atividades são: Grupo de Negócios de Varejo, coordenado por Letícia Polydoro; Grupo de Negócios de Governo Digital, coordenado por Henrique Portela e o Grupo de Negócios do Agronegócio, que conta com a coordenação de Luiz Felipe Lopes. O GNs tem como Vice-Presidente Rafael Kuhn.