SUCESU-RS tem novo Grupo de Usuários sobre Business Intelligence

GUBIApoiar a tomada de decisão do gestor nos negócios a partir da coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. Este é o papel das soluções em Business Intelligence (BI), que serão o foco dos debates no novo Grupo de Usuário da SUCESU-RS, o GU-BI. O grupo visa reunir a comunidade de BI no Rio Grande o Sul para troca de ideias, apresentação de cases, estudos de mercado, métricas, metodologias e melhores práticas de implementação de BI dentro das organizações. O GU-BI tem seu primeiro encontro nesta terça-feira, 15 de setembro, na sala 517 do prédio 32 da PUCRS, em que cada integrante vai expor suas experiências de implementação dentro de suas organizações.

Conforme o Coordenador do GU-BI, Paulo Ricardo Rocha, em um mercado que valoriza cada vez mais a informação, o Business Intelligence é essencial para o planejamento estratégico e  tomadas de decisão das empresas. “O grupo surge também a partir do aumento do BI dentro da TI. A estabilidade dos ERP´s no mercado gaúcho e com isso a necessidade das empresas em extrair informações destes ERP´s para tomada de decisão, assim como o crescimento dos volumes de dados (Big Data) são motivadores”, afirma.

Avaliar as diversas plataformas oferecidas pelo mercado será outro objetivo do grupo. “São ferramentas que devem ser analisadas caso a caso, vendo o custo-benefício de cada uma na realidade da empresa. Existem opções gratuitas boas no mercado, que atendem pequenas e médias empresas, e as enterprise, que são para as médias e grandes corporações”, explica Paulo. As análises do grupo terão como ponto de partida o quadrante mágico do Gartner, que avalia cada fornecedor de BI e mostra as posições relativas de cada um no mercado.

O GU-BI é Coordenado por Paulo Ricardo Rocha, Diretor Comercial da Business Tech e pelos vice-coordenadores: João Gutheil, Analista de Sistemas da AGCO; Cassio Cervo, Analista de Sistemas do SICREDI; Sidnei Aguiar dos Santos, Analista de Negócios no grupo InBetta; Carla Ferreira, Analista de Sistemas do Grupo RBS; Juliano Jorej, Controladoria do Hospital Mãe de Deus; Ronald Bertele, Analista de Sistemas da Vonpar e Marciano Kern,  Consultor de BI.

O GU-BI tem um grupo no Linked in www.linkedin.com/groups/GUBI-8382345/about e terá página do facebook. A agenda de encontros também pode ser acompanhada pelo site da SUCESU-RS.

A SUCESU-RS possui hoje 15 Grupos de Usuários – GUs ativos que reúnem profissionais de diversas tecnologias. Informações: www.sucesurs.org.br/gu