VP de Ensino e Inovação busca aproximação acadêmica à entidade

Um VP que acredita em gerir as competências, unir a academia e profissionais: Nilson Ayala, VP de Ensino e Inovação, tem perfil e experiência para o cargo. Na entrevista abaixo você conhece mais sobre as crenças e a vida de Nilson Ayala.


Quem é Nilson Ayala?

Nilson Ayala – Como costumo dizer, antes de tudo, que sou Pai de Coração para sempre de dois filhos maravilhosos que são a chama de minha vida e me inspiraram a fundar um Projeto Social sobre adoção e que alimenta minha alma. Na carreira profissional estou “estagiário” há mais de 30 anos no CIEE-RS, onde busco o sustento para a família, e de certa forma também alimento a minha própria alma, ajudando a juventude a integrar-se no mundo do trabalho. Paralelamente, nos últimos três anos estou navegando e aprendendo como empreendedor no ramo dos Sushis. Sou Bacharel em Informática com ênfase em análises de sistemas pela UNISINOS, com MBA em Gestão Estratégica de TI, MBA em Conhecimento e Gestão de Pessoas, ambas na FGV, e MBA em Liderança e Gestão Organizacional na Franklin Covey. Assim, tenho experiência suficiente para dizer que acredito que não bastam apenas as importantes competências técnicas que adquirimos na informática e demais carreiras, pois neste novo mundo colaborativo temos que enfatizar e bem gerir as nossas competências atitudinais baseadas em nossa compaixão para se ter uma carreira sólida e uma vida mais feliz.

 

Qual sua relação com a SUCESU-RS e papel da entidade na sua carreira?

Nilson Ayala – Antes de fazer parte da Diretoria a minha relação com a SUCESU RS era da sua importância na minha carreira para adquirir, trocar conhecimentos e networking na área de tecnologia, principalmente através dos eventos realizados pela entidade. Desde o convite em 2016 do Daniel Scherer para compor a Diretoria, e agora com o presidente Eugênio, eu somo a responsabilidade de doar com muito carinho um tempo para ajudar a entregar uma entidade sadia financeiramente e preocupada em continuar a representar e trazer o melhor deste nosso mundo tecnológico para a comunidade de tecnologia e seus usuários. Esse desafio tem me mostrado que, para termos sucesso, além do compartilhamento da gestão da entidade com uma Diretoria de CIOs altamente capazes, somos os responsáveis por fomentar um ótimo ambiente para aproximação, bons relacionamentos, negócios e amizades dos usuários e fornecedores de TI para que a marca SUCESU RS seja sempre lembrada.

 

Quais os planos da SUCESU-RS para área de ensino e inovação?

Nilson Ayala – Nosso presidente Eugênio em sua primeira reunião já propôs uma reflexão sobre a visão da entidade. Dentro dos pilares da SUCESU, que são o conhecimento, relacionamento e representação, ele lançou o questionamento de como o pilar do conhecimento e sua disseminação podem ser melhorados. Conhecimento tem muito a ver com a nossa VP, que estrategicamente foi formada por uma diretoria que reúne o Afonso Sales da TECNOPUC, o Luís Lamb da UFRGS e o Marcos Knewitz da UNISINOS, isto é, temos cacife para ajudar. Tudo começa por quem. Assim, entre outras, estamos planejando que a temática educação esteja mais presente nos eventos de GUs, estimular mais o uso dos tantos convênios de ensino que a SUCESU RS tem a oferecer, aumentar o número de Instituições de Ensino como associadas, estudar seminários para futuros CIOs, promover eventos em parceria com as academias, enfim, identificar oportunidades entre a academia, selecionando as iniciativas relacionadas a ensino e inovação e aproximá-las às empresas e associados da SUCESU RS.

 

O tema desse ano da SUCESU-RS é Transformação Digital. Na sua avaliação, como esse tema impacta na área de ensino e inovação em TI?

Nilson Ayala – Não é somente um tema da moda e do momento, é um tema que mexe com toda uma sociedade, que faz com que tenhamos um novo olhar e relações para com os negócios e com o mundo. A Gestão da SUCESU RS foi muito feliz em complementar este tema com a frase “Uma nova maneira de pensar e fazer negócio”. Isso faz com que a área de ensino e inovação, que está formada por representantes das academias, como já disse, tenha a responsabilidade e o desafio de realizar o elo de ligação entre o pensamento e inovação que acontece nas academias e apresentá-los, através de sua competência didática, para nosso público de usuários, CIOs e demais pensadores estratégicos das organizações e empresas, fazendo com que esses tenham em mãos e cérebros mais subsídios para pensar e fazer com que seus negócios não fiquem fora desta transformação digital.

 

Como avalia a importância da entidade para o mercado de TI do RS?

Nilson Ayala – De suma importância! Sou do tempo em que uma entidade ou empresa de tecnologia para sobreviver a dinâmica de um mercado de informática mais de cinco anos já tinha muita relevância, imagina uma que neste ano completa 50 anos de existência. Não somente se renovando por força de mercado, mas pela competência das pessoas e profissionais que a construíram. É um legado que todo o profissional da área de TI deve ajudar na sua continuidade, pois é de seu interesse ter entidades que lhe ofereçam apoio na sua vida profissional. Qual o usuário, profissional de TI e CIO que não deseja ter uma entidade que lhe ofereça várias formas e maneiras de se atualizar e pensar sobre tecnologia da informação e comunicação? E quando isto é oferecido de forma qualificada, é muito melhor, certo? Para quem já participou dos nossos ótimos eventos executivos sabe do que estamos falando. Eu visto também o chapéu de CIO lá no CIEE-RS e todas as vezes que participo desses eventos, saio cheio de ideias para colocar em prática e com a sensação de que estou mais atualizado e preparado. Atualmente me faz falta se eu não comparecer. Ainda tem os Grupos de Usuários (GU´s), que são mais de quinze de diversos assuntos de tecnologia, formados e conduzidos pela própria comunidade e seus competentes especialistas. Você deseja saber algo sobre aquela especialidade tecnológica? É só participar. No mínimo você sai de lá com um bom network que você poderá trocar ideias sobre o assunto. Sem falar de outros benefícios que a SUCESU RS oferece à comunidade. Afinal, são profissionais de TI pensando para profissionais e usuários de TI.