Os temas do I Seminário Executivo SUCESU-RS, que aconteceu no dia 13 de abril, levantaram reflexões importantes e também apresentaram cases do que muitas empresas já estão fazendo. Novas metodologias, ferramentas para otimizar processos ou para vencer os desafios da segurança cibernética estiveram em destaque ao longo do evento que ainda teve momentos de networking e apresentou projetos importantes da entidade.
O dia de conteúdos das empresas que participam do Seminário iniciou com a palestra "Além do clique: Mapeando comportamentos de risco com IS4all", do CEO da Netfive, Henrique Schneider. Um ponto interessante da palestra da Netfive | Pure Storage foi a pesquisa da ISall com alguns dados: 25% dos usuários classificam seu conhecimento em segurança da informação como alto, 87% diz considerar seguras as informações da empresa em que atua e 62% entendem seus direitos sobre LGDP. De acordo com Henrique, isso é uma contradição, pois não corresponde ao que se vê na realidade.
Em seguida, Renan Torres, Vice-Presidente na Arklok, e Mariano Moretti, Líder de expansão e operação de vendas Almaden, falaram sobre os métodos para medir a experiência dos usuários e a importância de mostrar ao cliente que ele tem certa deficiência que é possível resolver com equipamentos mais eficientes. Já Sílvia Somenzi, CEO e Fundadora da Soluzzione, abordou em sua palestra o tema "Projetos com finais felizes". Segundo ela, 75% dos projetos não entregues falharam na comunicação e 45% não cumprem prazos e cronogramas. O foco para que um projeto funcione bem é o time e a entrega, com transparência e empatia. "Não conheço ninguém que não goste de um final feliz", citou Silvia.
As principais tendências de APIs foram destacadas pela Sensedia com o seu Diretor de Negócios, Adilson Cavati. Segundo ele, as APIs se tornaram o pilar para a eficiência empresarial, citando ainda a governança adaptativa end-to-end e como a infraestrutura de API se beneficia de plataform engineering. Na palestra da Iprocess com o Diretor Comercial e de Inovação, Eduardo Britto, o tema foi hiperautomação como serviço viabilizando oportunidades de transformação. Ele apresentou o cenário atual com a inteligência artificial sendo aplicada nas empresas e o Chat GPT quebrando paradigmas.
Já a apresentação da Connection | Fortinet | TD Synnex, com Gerson Watanabe, Cybersecurity Sales Engineer na Fortinet, abordou o conceito "zero trust" e sua evolução. Essa mentalidade traz um paradigma de segurança cibernética focada na proteção de recursos e na premissa de que confiança nunca é concedida implicitamente, mas deve ser continuamente avaliada. A Datalakers | iMpas também levaram o seu conteúdo tratando sobre o ciclo de decisão das empresas e a importância da alfabetização em dados.
Os temas do dia ainda tiveram espaço para a "Modernização de aplicações e otimização de custo andando juntos", palestra da palestra da LOGICALIS | AWS, com Eduardo Terzariol, Hybrid Cloud Sales Specialist Logicalis. Ele citou que as pesquisas apontam segurança e custo como prioridades de TI e apresentou cases de modernização com bancos de dados, sites de produtos e frontend de aplicativo. No conteúdo da SCUNNA o foco foi "Game of Cyber Threats", com Paulo Reus, Gerente Operacional do Scunna Cyber Defense Center. Reus apresentou algumas previsões para 2023: ataques com resultados mais destrutivos, aumentos de ataques de phishing, AI como acelerador de ataques, ataques do tipo supply chain, entre outros.
Ainda no tema da segurança, Edilson Cantadore, Diretor de Engenharia de Soluções LATAM, apresentou pela SONICWALL a palestra "Ameaças cibernéticas e o impacto na era digital" e alertou: os ataques atuais estão muito mais unificados, por isso a estratégia de segurança deve ser mais bem pensada nas empresas. Em seguida, foi a vez da AVEERE | NUTANIX | INGRAM, com Daniel Toledo, Account Manager da NUTANIX que falou sobre os principais serviços da empresa como consultoria e elaboração de projetos através de uma plataforma única para gerenciar todo o ambiente.
Já o assunto da VS Data | TD Synnex foi resiliência cibernética, com Alexandre Vieira apresentando alguns cases importantes. Quem também subiu ao palco foi Alex Winetzki, Founder e CEO Woopi Stefanini, que abordou o impacto da IA no mundo dos negócios e destacou o case sobre MP-BA, um Chat GPT implantado no Ministério Público para a leitura e resumo de 1.200 inquéritos com perguntas e respostas, além da criação de peças jurídicas intermediárias.
O I Seminário Executivo SUCESU-RS ainda contou com os seus tradicionais sorteios e apresentou aos CIOs um pouco mais sobre o programa Mulheres na TI. Angelica Dal Bello citou alguns dados sobre a menor presença de mulheres no mercado de TI em comparação aos homens e o que a SUCESU-RS tem promovido através do seu projeto para incentivar que novas profissionais ingressem na área.
Commentaires