CIO DE SUCESU-RS
PROJETO | Sofia - Serviço de Orientação Farmaceutico com IA
Colega de apoio a 620 lojas, com informações sobre remedios e demais produtos, regras da anvisa, procedimentos internos, duvidas farmaceuticas em geral, usando modelo openAI e Claude, mais uso da IA nos canais digitais identificando receita e montando a cesta, busca com palavras coloquiais, resumo de highlinghts de produto.
As lojas maximizaram a capacidade de atender bem, tendo um Farmaceutico virtual a disposição em cada balcão, em cada caixa, trazendo todas as informações para a empresa, desde a leitura de receitas manuscritas inclusive, até informações sensiveis como interação medicamentosa, aumentando a segurança para nossos clientes e acelerando o atendimento.
Adicionalmente, busca de produtos usando palavras coloquiais, cadastro mais rapido de produtos usando highlights resumidos pela IA.
PROJETO | Datacenter Ou
Para atender o crescimento da empresa e garantir a continuidade do negócio, que em 2023 trocou o antigo ERP para Totvs, e no início de 2024 iniciou o processo ampliação da estrutura, instalando seu CD Logístico em uma estrutura de 23.000 m² e em setembro unificou sua área administrativa em uma nova vária do CD. Nosso projeto "Datacenter Ou" contempla uma estrutura composta por duas salas cofre que atendem as principais normas de segurança do mercado, uma para sustentar os equipamentos de estabilização de energia(nobreaks), contando com equipamentos distintos para alimentação do datacenter e outra para sustentar as demais áreas(administrativo e CD logístico). A outra sala exclusiva para os hardwares(servidores, storages, switches). Toda esta estrutura monitorada 24/7 por um sistema composto sensores de temperatura, fumaça, alagamento e VESDA.
PROJETO | Sistema de Contingência Assistencial
O Sistema de Contingência Assistencial tem como objetivo etabelecer contingências e práticas com o acesso às informações dos prontuários dos pacientes de forma a garantir a continuidade da assistência, crucial para salvar vidas de pacientes em situações de indisponibilidade do sistemas em gestão em saúde AGHUse seja por manutenções ou catástrofes.
PROJETO | Command Center automatizado para Emergencia do Hospital
Com ferramentas ja utilizadas pela área de tecnologia como Zabbix, Telegram, Mendix e Oracle, conseguimos implementar um monitoramento em tempo real que avisa enfermeiras, médicos plantonistas como estamos nos nossos pronto atendimentos, quantos pacientes aguardando, tudo automatizado com mensagens que agilizam a resposta da equipe, e sem custos extras para a cooperativa.
PROJETO | Plataforma de e-commerce B2B - Mercado Interno
Principais impactos da nova plataforma de e-commerce B2B:
Experiência do Cliente: Melhoria na personalização e fluidez da jornada de compra.
Automação: Redução de tarefas manuais, aumentando a eficiência.
Integração Nativa com CRM: Gestão aprimorada do relacionamento com o cliente.
Governança de Preços: Controle e transparência das políticas de preços.
Melhores Práticas: Adoção de padrões de alta performance.
Integração com ERP: Conexões monitoradas para estabilidade e sincronização de dados.
PROJETO | CLARA IA
Criamos uma assistente virtual chamada CLARA que atende externamente plo whatsapp 3461-8300 e internamente atende no teams respondendo aos funcionários sobre os procedimentos descritos em documentos de diversas áreas da empresa. Criamos uma imagem e um vídeo dela para personificar.
PROJETO | ICV - Instituto Combustível da Vida
O Instituto Combustível da Vida nasceu com o propósito de ser um agente de mudança, promovendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas. O objetivo é unir forças com empresas parceiras e voluntários para ajudar quem mais precisa, de maneira transparente e segura.
PROJETO | Planejamento e ação que salvaram vidas
Manutenção de 100% dos serviços e soluções da procempa para o Município de Porto Alegre durante a enchente.
A enchente histórica que assolou Porto Alegre testou a capacidade de planejamento e ação da Procempa e destacou a importância vital da infraestrutura tecnológica na preservação de vidas. Decisões estratégicas e ágeis foram a chave para manter os sistemas e serviços essenciais funcionando. Imagina não conseguir chamar o SAMU ou chegar no HPS não haver sistema para triagem e encaminhamento adequado de pacientes? Nosso plano de ação foi crucial para salvar vidas.
Antecipamos o pior cenário e nos preparamos antes da água chegar. Desligamos os quadros elétricos da sede da Procempa na avenida Ipiranga e o do CEIC, protegendo a infraestrutura, além de migrar serviços e backups para o Data Center principal e nuvem antes de desativar temporariamente o Datacenter Secundário (DC2).
Trabalhamos incessantemente para minimizar o impacto sobre os cidadãos. Mantivemos a comunicação via radiocomunicação, abastecendo diariamente um gerador, mantendo ativo o serviço de comunicação entre agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal, SAMU e EPTC, mesmo em áreas sem cobertura celular. Além disso, disponibilizamos o serviço para a Polícia Rodoviária Federal.
Garantimos a redundância dos sistemas de saúde com apoio do Serpro e Datasus. Mantivemos o serviço 156 ativo, roteando as ligações telefônicas, e estabelecemos linhas de comunicação para as centrais de abrigo, triagem e recebimento de doações, além de configurar redes de telefonia para entidades públicas afetadas.
Auxiliamos na realocação das operações do CEIC e da Gerência de Comunicação da EPTC, permitindo que entidades como o Ministério Público e a ONU operassem junto à Prefeitura. Facilitamos o trabalho remoto dos servidores e garantimos a conectividade para órgãos e secretarias afetadas.
Nada foi interrompido. Investimos em planejamento e prevenção para enfrentar os desafios, comprometidos com a missão de servir ao cidadão de Porto Alegre.
PROJETO | Uso de IA generativa para formalização de títulos de capitalização
O projeto "Uso de IA generativa para formalização de títulos de capitalização" trouxe uma inovação radical no processo de validação de documentos, reduzindo o tempo de aprovação de 24 horas para 1 minuto e o custo de R$ 3,20 para R$ 0,01 por documento, sendo desenvolvida inteiramente por equipe interna da instituição. A solução automatizou a verificação documental, garantindo que os sorteados recebam seus prêmios no mesmo dia, proporcionando uma experiência ágil e eficiente. Com a IA generativa, a empresa aprimorou a conformidade com os reguladores e aumentou sua capacidade de lançar novos produtos com grandes volumes de contemplações, sem a necessidade de aumentar a equipe. O projeto gerou uma economia de aproximadamente R$ 400.000,00 por ano abriu oportunidades para automatizar outros processos. Essa iniciativa moderniza o setor, garantindo competitividade e posicionando a empresa à frente no uso de tecnologia para automação e inovação.
PROJETO | S4NRISE
O projeto S4nrise visou atualizar o SAP ECC para SAP S/4HANA, garantindo atualização tecnológica, manutenção do suporte técnico, sustentabilidade do crescimento inorgânico da empresa, com produtividade e maior potencial analítico. A RAndoncorp cresceu através de muitos projetos de M&A, e para suportar esse processo necessitava do ERP global preparado para este crescimento estratégico. O projeto foi realizado em tempo recorde, figurando entre os três projetos de conversão mais importantes da América Latina. A conversão também proporciona um ambiente atualizado e pronto para conectar outras aplicações e tecnologias e habilita a jornada de exploração de inúmeras novas funcionalidades que trarão vantagens competitivas para os negócios. O business case trouxe como premissa a atualização do sistema e captura dos benefícios sem incremento no TCO do ERP. Esses benefícios destacam a importância do projeto para o crescimento estratégico e a inovação contínua da Randoncorp, mantendo-a preparada para mais ciclos de crescimento.
PROJETO | Recuperação de desastre: de 300 horas para 8 horas
A Fruki realizou uma simulação de recuperação de desastres e obteve um tempo de recuperação de 305 horas para seu ambiente mais crítico, considerado inviável para a operação da empresa. Com 95% de sua infraestrutura em cloud pública, a companhia enfrentava o desafio de não poder replicar para um datacenter interno e de garantir proteção contra ataques como ransomware. Para resolver, a equipe de TI e Segurança da Informação reformulou o processo de Disaster Recovery, escolhendo uma solução com um terceiro site em nuvem privada (Adentro), usando Veeam para backup e Pure Storage para armazenamento. A nova arquitetura permitiu reduzir o tempo de recuperação para 8 horas em 6 meses, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão. A próxima fase do projeto é incluir o ambiente integral da companhia.
PROJETO | Imuniza Escola
O Programa Imuniza Escola RS, desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Educação do Rio Grande do Sul, visa aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, com destaque para a prevenção do HPV, o único câncer que pode ser evitado por vacina. A iniciativa fortalece a parceria entre Estado e municípios, e vai proporcionair ações específicas de imunização em busca de maiores coberturas. Há cruzamento de dados dos sistemas de saúde e educação, identificando estudantes com vacinas em atraso. Através de cronogramas e estratégias locais, o programa garantirá ações de imunização mais eficientes, protegendo a saúde pública e prevenindo doenças evitáveis como o câncer de colo do útero.
Em seguida, o método será estendido à todo o calendário vacinal do SUS.
PROJETO | Segurança da Informação
A Neugebauer não estava preparada para segurança da informação.
Implementamos desde a criação de um cargo de security officer, bem como a parceria com a consultoria Netfive, nosso nível de maturidade era de 11%. Nesses 12 meses, criamos normas, adquirimos ferramentas, treinamos os colaboradores, instituímos regras de segurança, criamos backups imutáveis, combatemos as vulnerabilidades.
Elevamos nosso nível de maturidade, onde hoje temos procedimentos, e trabalhamos o PDCA de Segurança da Informação. Ainda temos muito a evoluir, mas hoje a empresa já percebe o nível de segurança da informação, gerando um grande impacto positivo nos níveis hierárquicos altos da empresa, onde, estes ajudam a disseminar a importância na empresa, referente a segurança da informação.
PROJETO | Implantação DRP (Distribution Requirements Planning)
Redução significativa do percentual de ruptura nas gondolas (8 pontos percentuais) e aumento considerável na assertividade de quais produtos comprar e qual a quantidade (redução estoques).
Uso de inteligência artificial, para calcular corretamente as quantidades de produtos sazonais para serem adquiridos.
Redução geral média de 2 milhões mês em compras de produtos.
PROJETO | TamojuntoRS (tamojuntors.com.br)
Desenvolvido pelo time de TI da UFCSPA em conjunto com farmaceuticos voluntários, em meio as enchentes no RS, o tamojuntoRS é uma solução para distribuição de medicamentos e atendimentos de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional aos múnicipios atingidos pelas cheias. Com mais de 1 milhão de pedidos em medicamentos, o tamojuntoRS atendeu todos os abrigos de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. A aplicação está sendo parametrizada para disponibilização como software público e assim ficar disponível para uso em desastres ambientais por qualquer pessoa em qualquer lugar do país.
PROJETO | Desenvolvimento+
O projeto Integração de Processos para Desenvolvimento de Produtos visou otimizar a colaboração entre as áreas de engenharia de produto, engenharia de processos, cadastro de produtos, comercial e gestão de projetos. Através de uma abordagem integrada, buscamos melhorar a comunicação e reduzir retrabalhos, resultando em ciclos de desenvolvimento mais rápidos e eficientes. O projeto também promove o feedback contínuo, permitindo a criação de amostras mais alinhadas às necessidades do cliente e assegurando a qualidade do produto. Além disso, a integração facilita a inovação, a adoção de novas tecnologias e a personalização dos produtos. O objetivo final é aumentar a satisfação do cliente e reduzir custos, tornando a empresa mais competitiva no mercado.
PROJETO | Novo Portal dos Profissionais e Empresas do CREA-RS
Integrado ao acesso GOV.BR o portal é uma ferramenta aos 80.000 profissionais registrados que facilitou na emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART),emissão de atestados, facilidade no pagamento (pix, cartão de crédito, boleto, etc), portável para dispositivos móveis e muito mais. Para a sociedade o benefício da facilidade da conferência de autenticidade da ART via QR code integrada e assinatura integrada ao GOV.BR. Trazendo mais segurança ao cidadão para evitar falsificação de documentos.
Através deste projeto o CREA-RS se tornou o primeiro (e único até a data) Conselho Profissional a integrar junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a assinatura digital do GOV.BR.
PROJETO | Migração do eproc para nuvem pública em 21 dias durante a enchente de 2024
O TJRS foi o único ente da justiça e um dos poucos órgãos públicos que manteve seus principais sistemas em operação. Concomitante, foi conduzido um projeto, realizado em tempo recorde, para migração do principal sistema de processo eletrônico jurisdicional do Estado, o eproc, para ambiente de nuvem publica. Tal iniciativa garantiu a prestação jurisdicional para a população do Estado.