
A pesquisa “Global Tech Report 2024”, conduzida pela KPMG com 2.450 profissionais de tecnologia de 26 países, incluindo 150 brasileiros, revelou que 87% das empresas aumentaram seus lucros com a adoção de tecnologias nos últimos dois anos. Mais da metade dessas organizações (59%) registrou um aumento mínimo de 11% em sua lucratividade a partir de iniciativas de transformação digital.
A inteligência artificial (IA) se destaca como principal ferramenta na estratégia de empresas globalmente e no Brasil, conforme os dados da pesquisa constataram:
93% dos líderes globais já utilizam IA ou análises preditivas para medir o desempenho tecnológico;
73% das empresas brasileiras relatam que a IA tem aumentado a produtividade de seus colaboradores;
Apenas 33% das empresas no Brasil conseguem escalar a IA para produção.
A pesquisa também mostrou que as empresas brasileiras estão fortalecendo aspectos de governança, confiança e cibersegurança relacionados à IA. As principais iniciativas incluem:
43% desenvolvendo políticas de uso ético e justo para IA;
42% aumentando a transparência para usuários;
39% testando limites de segurança por meio de exercícios de red-teaming;
37% adotando modelos zero trust.
Apesar do otimismo com a transformação digital, as empresas brasileiras enfrentam algumas barreiras. Segundo a pesquisa, 80% dos executivos apontam a aversão ao risco de lideranças sêniores como um fator que limita a adoção de novas tecnologias. Já 63% deles relataram falhas semanais em sistemas críticos de TI.
Um dos destaques do estudo é o alinhamento das iniciativas tecnológicas com metas sociais e ambientais, já que 70% das empresas globais afirmam garantir que seus investimentos em tecnologia estão conectados a objetivos de responsabilidade social e sustentabilidade. No Brasil, esse índice sobe para 79%.
Comentarios