Pesquisa da One Little Web revela as tendências de crescimento e consolidação das ferramentas de IA em 2025
- Camila Guerreiro

- 9 de set.
- 2 min de leitura

Que as inteligências artificiais vieram para ficar, nós já entendemos. Dados apontam que somente no período de agosto de 2024 a julho de 2025, o universo das ferramentas de IA viveu uma expansão extraordinária. Segundo o estudo da One Little Web, juntas, essas plataformas acumularam quase 100 bilhões de visitas em apenas um ano e, os chatbots mais usados concentraram mais de 58% desse tráfego.
Os números falam por si só e revelam o tamanho desse impacto: os 10 maiores chatbots de IA receberam juntos 55,88 bilhões de acessos neste período, marcando um crescimento de 123,35% em relação ao ano anterior. Entre os destaques:
O ChatGPT segue como líder absoluto: responsável por 48,36% de todo o tráfego entre as ferramentas de IA, registrando ainda um aumento de 106% em visitas.
Em seguida vem o Grok: que aparece como o chatbot que mais cresceu proporcionalmente, saindo de quase nada para 686,9 milhões de visitas no ano.
Entre os dados, nem todos cresceram. O DeepSeek, por exemplo, atingiu pico de 520 milhões de visitas em fevereiro de 2025, mas caiu cerca de 39,5% até julho.
Outros nomes como Gemini, Perplexity e Claude também mostraram desempenho consistente e crescente.
A pesquisa considerou métricas como visitas anuais e mensais, citações na mídia, tempo médio de uso das plataformas e avaliações nas lojas de aplicativos, cruzando dados de mais de 10.500 ferramentas de IA a partir de fontes como Semrush, Muck Rack e App Store. A análise mostra que o crescimento não se explica apenas pelo lançamento de novas soluções, mas também pela forma como elas se tornaram parte do cotidiano digital. Quanto maior a cobertura na mídia e a atenção dedicada ao usuário, maior o engajamento e o fluxo de acessos. Nesse cenário, chama atenção a forte concentração do mercado, em que poucos players concentram a maior parte da audiência global, com o ChatGPT, isoladamente, registrando mais visitas do que vários concorrentes somados.











Comentários