Porto Alegre terá investimento de R$ 200 milhões e implantação de novo data center
- Camila Guerreiro

- 22 de jan.
- 1 min de leitura

A Tecto Data Centers confirmou um aporte de cerca de R$ 200 milhões para investimentos em um novo data center na capital gaúcha, com implantação no bairro Sarandi, na zona norte da cidade. O TPOA1 será instalado em um terreno de 33 mil m2 já adquirido pela empresa, com previsão de gerar infraestrutura de conectividade robusta e estratégica para a região.
O projeto beneficiará grandes usuários de serviços de tecnologia, como provedores de nuvem, big techs e empresas que demandam alta capacidade de processamento de dados, e terá ainda um diferencial sustentável: a operação com zero consumo de água, através de tecnologias de refrigeração sem utilização hídrica.
Conectividade e posição estratégica
Um dos pilares importantes do projeto é a integração com o cabo submarino Malbec, que interliga grandes centros de dados do Brasil, Argentina e, futuramente, chegando até Porto Alegre, destacando a vocação da cidade como um hub digital estratégico no Sul do Brasil.
A primeira etapa do data center TPOA1 está prevista para entrar em funcionamento no último trimestre de 2026, oferecendo inicialmente 3 MW de capacidade. A partir dessa entrega inicial, a infraestrutura será expandida gradualmente até alcançar a potência máxima de 20 MW, previstos inicialmente.
Tecnologia sustentável
Com uma abordagem alinhada às principais tendências globais de sustentabilidade e inovação tecnológica, o novo data center será equipado com sistema de refrigeração air-cooling em circuito fechado, projetado para operar sem o consumo de água, representando um avanço em eficiência hídrica comparado às soluções tradicionais. Somado a isso, o local funcionará com energia 100% renovável, incluindo geração solar.










Comentários