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Uso de Inteligência Artificial no RH de empresas brasileiras economiza tempo e reduz custos

  • Foto do escritor: Camila Guerreiro
    Camila Guerreiro
  • 2 de set.
  • 1 min de leitura

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O uso de Inteligência Artificial para a automação de tempo na área de Recursos Humanos das empresas têm tornado as atividades mais estratégicas e centradas no colaborador. Esse tipo de tecnologia permite que gestores concentrem seus esforços no desenvolvimento e experiência de seus funcionários, além de permitir que as empresas aprimorem processos com foco em eficiência, desenvolvimento interno e talento estratégico.

 

Em estudo realizado pela Caju, empresa especializada em gestão de RH, cerca de 47,8% das empresas brasileiras já utilizam a inteligência artificial em processos, resultando em um empoderamento de gestores em aprimorarem processos da área de pessoas. Para chegar nos resultados, a pesquisa consultou a opinião de 169 profissionais de RH de diversos setores e regiões do Brasil.

 

Áreas automatizadas pelo RH com IA:

 

  • Recrutamento e seleção inteligente: IA ajuda na triagem de currículos, identificação de candidatos ideais e agendamento automatizado de entrevistas.

  • Folha de pagamento: Processos de cálculo e conferência são automatizados, reduzindo erros humanos.

  • Suporte via chatbot: Chatbots respondem dúvidas frequentes de colaboradores, liberando tempo da equipe de RH.

  • Controle de benefícios: Automatização da concessão, atualização e gestão de benefícios como vale-refeição e planos de saúde.

  • Análises preditivas na identificação: Taxas de rotatividade de funcionários; lacunas de competências e riscos de burnout e baixa performance.


Essas funcionalidades permitem intervenções antecipadas e mais assertivas por parte do RH.

 

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