Brasil: investimentos em hardware crescem no país e abrem as portas para mais data centers, aponta estudo
- Camila Guerreiro
- 22 de abr.
- 2 min de leitura

O setor de tecnologia no Brasil passa por um momento de forte expansão estrutural, impulsionado especialmente pela necessidade de modernização das infraestruturas corporativas, segundo o Estudo do Mercado Brasileiro de Software da ABES. Em meio à crescente demanda por soluções mais robustas e preparadas para suportar aplicações avançadas, como as baseadas em inteligência artificial, o investimento em hardware ganhou protagonismo. Em 2024, os aportes nessa área somaram US$27,9 bilhões, correspondendo a 47,6% do total de investimentos em TI no país. Esse volume é expressivo, sobretudo quando comparado a mercados desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde os gastos com hardware representam entre 10% a 20% do total aplicado em tecnologia.
Um dos principais motores desse aumento é a inteligência artificial (IA). A adoção crescente de soluções baseadas em IA exige maior capacidade de processamento, armazenamento e flexibilidade, o que está forçando as empresas a reformular suas plataformas tecnológicas. Estruturas antigas não comportam mais os volumes de dados nem o ritmo de experimentação atual.
Há também um movimento de transição para arquiteturas híbridas, combinando infraestrutura local (on-premises) e soluções em nuvem. Isso permite melhor controle de custos operacionais e garante resiliência e eficiência nos sistemas. Além disso, mesmo que algumas soluções em desenvolvimento ainda não tenham uso imediato, as empresas estão investindo em hardware com foco na criação de ambientes de experimentação e inovação.
A infraestrutura atual está sendo vista como base estratégica para a construção de soluções futuras. Esse cenário tem impulsionado diretamente os data centers, que passam a ser elementos centrais nas operações das companhias. Eles precisam ser mais robustos, escaláveis e prontos para lidar com as exigências das novas tecnologias — especialmente com IA e aplicações de alto desempenho. “Todo mundo tem uma iniciativa de IA, mesmo que ainda não saiba o que vai fazer com ela. O mercado está em construção e, nesse momento, infraestrutura é a base de tudo", aponta Leonel Oliveira, diretor geral da Nutanix.
Fonte:
Comments