O tradicional Seminário Executivo SUCESU-RS, reuniu 127 CIOs, na sua 2ª edição deste ano com o tema "Conectando mundos: Tecnologia, negócios e sociedade na era da inteligência artificial" e mais de 60 patrocinadores. O evento, que ocorreu de 14 a 17 de novembro, em Bento Gonçalves, contou com palestras dos temas mais recentes ligados à tecnologia da informação, com destaque para o que será tendência em 2025. Além disso, no dia 16 a entidade promoveu a sua Noite de Prêmios em reconhecimento aos profissionais e empresas que se destacaram no último ano.
Logo na abertura, o presidente da SUCESU-RS, Luiz Henrique Portella, relembrou que este é um ano desafiador para a sociedade gaúcha, mas que também está sendo marcado pela solidariedade e união. "É um ano complexo para todos, mas novamente a comunidade de TI respondeu de forma ativa, seja criando soluções que impactam a vida da sociedade ou através da solidariedade. Agora, podemos celebrar o sucesso de mais um Seminário Executivo, que convidou todos a refletirem sobre a inteligência artificial, a sociedade e a nossa capacidade de resiliência. São momentos como esse que renovam ainda mais a importância da nossa entidade", destacou Portella.
Ainda na abertura, a SUCESU-RS agradeceu especialmente às empresas que auxiliaram durante as enchentes de maio e que agora se tornaram sócias honorárias da entidade: Akamai, Arklok, Assespro-RS, Baguete, Coelho Silva E Centeno, Advogados, CPD, Iprocess, It4cio Network Technology, Matera, Trend, +PraTi, Lecom, Instituto Tauá.
Tendências para 2025 e "Humanistê"
Um dos destaques do II Seminário Executivo SUCESU-RS 2024 foi a palestra do keynote Alexandre Blauth, VP Executive Partner da Gartner, que abordou as tendências da tecnologia para o próximo ano. Segundo ele, o desenvolvimento da inteligência artificial será ainda maior, especialmente a IA generativa. "Todos os negócios precisarão de um agente de IA que possa atuar como uma força de trabalho orientada para objetivos e tomar decisões usando memória, planejamento, sensoriamento e ferramentas", citou.
Blauth apontou que muitos sites e aplicativos se tornarão desnecessários devido ao aumento da IA. Ele ainda destacou outras tendências importantes, como as plataformas de governança em IA, que vão garantir que a tecnologia chegue a todos com ética integrada, a atenção para a segurança da desinformação no combate aos ataques de phishing, a criptografia pós quântica, os robôs polifuncionais e ainda melhorias neurológicas na IA, que deve ser ampliada na próxima década.
O segundo keynote foi o Palestrante, Filósofo e Consultor em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Kau Mascarenhas. A palestra foi um convite para refletir e "atualizar o sistema" a partir da ideia do "Humanistê". "O Humanistê é a possibilidade de pensar em gente vivendo e interagindo com gente", explicou Mascarenhas, que apresentou um vídeo produzido com uma IA que gerou imagens a partir de ideias.
O palestrante falou ainda sobre a ideia "AAAAH" para o desenvolvimento profissional, que aborda o autoconhecimento, a autoestima, a automotivação e as alianças. Essa última, de acordo ele, é para lembrar que discordar não significa falta de amor ou de respeito, e que somente compreendendo o outro é que a aliança dará certo, o que vale tanto para a vida pessoal quanto profissional.
Conteúdos e inspiração
Os conteúdos do II Seminário Executivo SUCESU-RS apresentaram diversas reflexões e soluções das empresas parceiras do evento. A IA foi um dos temas mais abordados, seguindo o tema central. Empresas como a Woopi Stefanini relataram os avanços em um curto período de tempo graças ao uso da IA generativa, alertando para a necessidade de orientar e conscientizar os profissionais sobre como usar as ferramentas de forma segura e ética.
A cibersegurança também esteve em alta. Entre as empresas, a TIVIT salientou que a IA já é uma realidade, mas que traz mais desafios às estruturas de segurança e que 66% das causas vulneráveis estão em processos e pessoas. Já a Oracle salientou as mudanças geracionais e como a IA permite acelerar as transformações para se adaptar em todas as camadas da população.
Outro momento foi a proposta das Salas Temáticas, espaços dinâmicos de conteúdo sobre soluções inovadoras. Os temas estiveram sob o comando da Tdec | Tenable, que falaram sobre cibersegurança, da Netfive | Pure Storage, que destacaram a necessidade de backups confiáveis e consistentes, a iProcess, que apresentou a IA como um superpoder para automatizar tarefas analíticas e a IA generativa como o "excel do futuro", a NTSec, tratando da importância de entender que mais pessoas não significa necessariamente mais cibersegurança, e a Veracode, abordando o uso da IA versus a produtividade.
O Seminário dedicou ainda parte da sua programação para os familiares dos CIOs, que tiveram um momento de muito conhecimento com as palestrantes Adriana Scherer, professora universitária na área da Tecnologia, e Soraia Schutel, co-fundadora do Sonata Brasil. Adriana falou sobre a importância de uma vida equilibrada e lançou o seu livro, "Receitas Saudáveis, para você começar hoje um novo estilo de vida", com a motivação de inspirar mais pessoas a cuidarem da saúde para viver melhor. Já Soraia levou o tema "Quem é a mulher do nosso tempo", destacando a autonomia da mulher atual, a integralidade do ser mulher, seus papéis e dilemas.
"A tecnologia precisa do lado humano. Quanto mais os gestores de tecnologia e negócios, que têm uma grande responsabilidade e impacto, acessarem essa dimensão humana, mais vamos gerar organizações prósperas.", concluiu Soraia.
Noite de Prêmios
Neste ano, a Noite de Prêmios da SUCESU-RS ganhou o nome de "Inácio Fritsch", uma das personalidades que mais contribuiu na história da entidade e da TI gaúcha, especialmente como fundador do GUCIO-RS - Grupo de Executivos de TI do RS. Ele foi o principal homenageado da noite, recebendo o prêmio do presidente, Henrique Portella, e da Gerente Executiva, Andreia Kalicheski.
A celebração também reconheceu diversos profissionais e empresas a partir do voto dos associados da SUCESU-RS e da avaliação da diretoria. Foram premiados os seguintes vencedores nas respectivas categorias:
Empresa Inovadora em TI de SUCESU-RS: Grupo Panvel - Prêmio recebido pelo CIO Alexandre Arnold.
Empresa de Serviços em TI de SUCESU-RS: Soluzzione - Prêmio recebido pela CEO Silvia Somenzi.
Empresa de Infraestrutura de TI de SUCESU-RS: Adentro - Prêmio recebido pelo CEO Ronaldo Barbieri.
Patrocinador de SUCESU-RS: Netfive - Prêmio recebido pela Diretora de Vendas, Juliana Duarte.
CIO de SUCESU-RS: Ricardo Sahlberg - CIO do Grupo IMEC.
Personalidade de TI de SUCESU-RS: Gustavo Porto Almeida - CIO da Fruki.
Personalidade de GU: Flavio Barboni, Letícia Tôrres Leite Adolphs e Vagner Ribas.
O II Seminário Executivo SUCESU-RS 2024 teve como patrocinadores Diamante Master as empresas Netfive, Crowdstrike, Pure Storage, Thales, além dos patrocinadores Diamante a Arklok | AMD Brasil e a Soluzzione Gestão e Consultoria, os patrocinadores Platinum By Seven | Oracle | Ingram, Cast Group, Iprocess, Grupo NTSEC, O2 Sistemas, SBA EDGE, Stefanini Group, TDec Network Group | Tenable, Teltec | Veracode e TIVIT, o patrocínio Gold Plus da Exagrid, o patrocínio Gold da BR Digital, Cloud2Go | Ingram, Connection | Fortinet | TD Synnex, infraTI, Integrasul | Trend Micro BR, Santo Digital, Sensedia e Simpress. O patrocínio especial foi da 3Structure, 3035 Tech, Adentro, Agidesk, Algar, BR Digital, Cirion, Delfia, Deliver IT, Freshworks | Consagra | StarTech, Ganzer | Zebra, Grupo Tecnoset, iMaps, IFortix | Commscope| AXIS | Wesco Anixter, Nextios, Numen, SBA EDGE, SManager, Techchannel, Think, TOTVS, Veeam, VNX Partners, White Cube.
Comments